quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SINCEROS & SINCERAS

As pessoas valorizam demais certas bobagens, certo? Como a sinceridade, por exemplo.

Ou melhor, as pessoas são tão "inhas" que conseguiram transformar a sinceridade em um defeito. E em um defeito medonho.

Explico-me, por meio de um diálogo fictício:

A situação: depois de um tempo, você reencontra uma pessoa que não vê há tempos (ex-namorada/o, amigo/a, ex-colega de trabalho, escola ou faculdade, por exemplo).

Ele, ou ela, dá aquela tremenda olhada de alto a baixo e solta a bomba:

- Que bom te ver! Você está...

E, depois das reticências, vem a paulada, em diversas formas criativas, prova irrefutável da infinita capacidade humana de penetrar no umbigo alheio do próximo para arrancar as tripas.

- ... gordo demais, magro demais, ficando careca, descabelado, com os dedos amarelos, fedido, mal-vestido, cheio de lama....

Você, compreensivelmente, fecha a cara. Afinal, a vaidade, ou seja, a forma como pensamos que as pessoas nos vêem, é o nosso pecado favorito do dia a dia.

A pessoa, que não foi fulminada por um raio de justiça vindo dos céus, percebe.

- Ah, desculpa. É que sou sincera (ou sincero).

Normalmente, mulheres são mais sinceras do que homens. Nós, neanderthais de óculos escuros e fones de ouvido, não ligamos pra essas pequenas coisas, em geral.

Mas alguns de nós também gostam de exercer a sinceridade como uma arma fatal contra a auto-estima alheia.

Detesto gente sincera.

Paz e Bem!

3 comentários:

  1. Acho que o nome disso não é sinceridade, que considero louvável, mas sim grosseria.
    Também não gosto de pessoas sem bom senso. Não gosto de emprestar roupas por exemplo (livros empresto com o maior prazer), não gosto que comam a minha comida (tenho uma amiga que não pode me ver pedindo um prato que enfia o garfo), detesto. Acho falta de bom senso. Em geral, sou bem individualista, e se estou gorda, feia ou magra, bonita ou estonteante, tenho espelho, obrigada, e a auto-estima vai muito bem.
    Um café! Obrigada pelas visitas. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou partidária da sinceridade. Se engordou fazer o que? Todos mudamos com o tempo é lei de vida. Besteira não assumir, como uma e outras que eu particularmente denomino barbies geriatricas, que apesar dos anos não assumem as mudanças da vida. O que eu detesto é encontar uma pessoa do passado e que ela invente mil desculpas pra justificar o distânciamento.

    Besitos con mucho cariño. Meiry

    ResponderExcluir
  3. SINCERIDADE PRA MIM SIGNIFICA AGIR COM VERDADE.MAIS SABEMOS QUE NEM SEMPRE É ASSIM.AS PESSOAS UTILIZAM ESTA LIBERDADE DE PENSAMENTO COMO INSTRUMENTO PARA FERIR.A PRETENSA VIRTUDE ACABA POR OFENDENDO OS DEMAIS.DEVERIAMOS USAR A SINCERIDADE COM SABEDORIA.....ELA CRUA E PURAMENTE,NÃO CONSTROI NADA... CIDI.

    ResponderExcluir