terça-feira, 11 de janeiro de 2011

À MINHA IMAGEM & SEMELHANÇA

Há pouco mais de dois anos, eu conheci um escritor chamado Brennan Manning. Este é seu pseudônimo, não seu nome real.

Na verdade, dizer que o conheci seria impreciso. Eu não o conheço pessoalmente, é claro; mas leio os seus livros com frequência. Ao todo, cerca de oito, talvez nove, títulos de sua autoria foram publicados no Brasil, principalmente pela Editora Mundo Cristão. 

Manning é ex-padre franciscano, com uma impressionante história de vida. Já viveu em diversos países, sempre com a ideia de servir aos mais necessitados, o que o fez morar em cortiços e favelas. Já passou longas temporadas em retiros solitários, em cavernas e outros lugares desertos. 

Ex-alcóolatra. Ou melhor, um alcóolatra em recuperação. 

Foi casado, mas não é mais. 

E é um escritor maravilhoso. Seus livros são ótimos. 

Em um de seus trabalhos recentemente publicados, Manning critica o fato de que todas as pessoas que crêem em Deus acabam por criar uma imagem Dele, à sua imagem e semelhança. 

Como diria Pascal: "Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança. E o homem retribuiu a gentileza".

Ou seja, cada um de nós projeta na imagem que temos de Deus certas características, criando uma nova personalidade do Criador.

Para alguns, Deus é um juiz ranzinza, em busca de nossas menores faltas e desvios.

Para outros, Deus é um Pai castrador. 

Para outros, Deus é uma energia cósmica ou, no dizer espírita, por exemplo, a causa de todas as coisas.

Manning encerra o texto pedindo ao leitor que imagine mais uma possível descrição para Deus, segundo suas próprias projeções. 

Pois bem...

Durante um bom tempo, eu pensei em Deus como uma espécie de velhinho bonzinho, que aceitaria todos os meus deslizes e derrapadas, desde que eu rezasse depois da mancada. 

Não importava que eu fizesse a mesma coisa minutos depois. Ou na manhã seguinte, no máximo.

Em poucas palavras, eu era um hipócrita.

E ainda luto contra isso, pois, no fundo, eu quero um Deus que aceite todos os meus pecadinhos e não esteja nem aí para eles, simplesmente porque eu sou muito bacana.

Ou, pelo menos, porque sou inteligente. Ou porque eu oro com frequência. 

Mas não é assim que funciona.

Ainda bem que isso me foi ensinado.

Paz e Bem!

Post Scriptum: No começo deste texto, escrevi a respeito de Brennan Manning. Depois de reler o texto, percebi que cometi a falha de não citar nenhum título de seus trabalhos, para que o leitor, ou leitora, que queira saber mais a respeito, possa procurá-los.

Bom, meu livro favorito é Confiança Cega; depois, eu recomendaria o já clássico O Evangelho Maltrapilho, A assinatura de Jesus, O Impostor que vive em mim e O anseio furioso de Deus. Recentemente, foi publicado Convite à solitude, também ótimo.

2 comentários:

  1. POIS BEM AMIGO.A IMAGEM DE UM DEUS NÃO FOI IMPRESSA EM NÓS PELAS MÃOS DA NATUREZA,POIS,TODOS OS HOMENS TERIAM A MESMA IDÉIA,E IDÉIA ALGUMA NASCE CONOSCO.ELA NOS VEM DA PERCEPÇÃO DAS COISAS.É UMA IDÉIA FILOSÓFICA?NÃO.HÁ UMA TEMERIDADE INSENSATA EM QUERER ADIVINHAR O QUE É ESSE SER.SE É EXTENSO OU NÃO,SE EXISTE NUM LUGAR OU NÃO,COMO EXISTE COMO OPERA...TALVEZ A DÚVIDA SEJA SUA REAL PROVA DA EXISTÊNCIA....PENSE NISTO............BJS.CIDIANA GONZATTO.ADORO A FORMA COMO ESCREVE.

    ResponderExcluir
  2. Achei brilhante a postagem, e me remeteu a insights. Essa coisa de projeção funciona até pra Deus, nunca havia pensado nisso! É bem amplo, vou tomar mais cuidados ao pensar no assunto...
    Tenho certeza que só pelo fato de vc tentar ser melhor, Deus dá créditos e te estimula a ser cada vez maior.
    A ideia Espirita Kardecista revela que não conhecemos Deus ainda porque sequer temos intenligência para percebê-lo e entende-lo. Eu acredito nessa hipótese, porque acho elaborada, e cheia de amor, e acho que é isso que queremos de Deus.
    Um café pós-prandial!!

    ResponderExcluir