domingo, 30 de janeiro de 2011

NOTAS SOBRE O LULISMO

Eu não sou cientista político e, nem tampouco, acompanhei a política do Governo Lula de perto nesses últimos oito anos.

Desta forma, não posso oferecer uma pretensa "análise" sobre esse período, mas vou me esforçar para escrever algumas notas, que tenham algum sentido. 


Caso você, leitor, ou leitora, decida ler estas notas, tenha em mente algumas coisas: seu autor já foi militante do PT, quando este ainda lutava para ser um partido socialista, tenho alergia a pássaros de bico longo e a seus colegas espalhados por aí, inclusive dentro dos próprios partidos "de esquerda" e votei em Lula para presidente em 1998, 2002 e 2006. No ano passado, no segundo turno, votei em Dilma.

Seguem algumas considerações:

1. O Governo Lula conseguiu ser bem-sucedido. Três fatores comprovam isso: o fator econômico (aumento do nível de emprego e redução da pobreza); os altíssimos índices de aprovação popular registrados pelo presidente, que culminou na eleição de sua candidata em 2010. 

2. A fórmula do sucesso do Governo Lula teve como base dois eixos principais: a condução de uma política econômica eficiente e apta a responder rapidamente a crises (internas e externas) e a criação de uma ampla rede de programas sociais, que beneficiaram a população mais pobre. 

3. A oposição. Ao efetuar uma política econômica claramente conservadora, ainda que inclusiva, o Governo Lula esvaziou o discurso da oposição de direita. Para confimar isso, basta recordar a ridícula  (e vergonhosa) campanha presidencial do ex-candidato José Serra. Hoje, se houver oposição no Brasil, ela está na esquerda e na extrema-esquerda.

4. O discurso de oposição a partir de agora terá de ser técnico, e não simplesmente ideológico. Se a oposição de esquerda quiser sobreviver, ela terá de se pautar pelo combate pontual, na luta contra medidas que contrariem os interesses da população. E essas medidas serão tomadas pelo novo governo.

Paz e Bem!

2 comentários:

  1. Suas notas servem pra esclarecer a mim e outros tantos brasileiros que vivemos no exterior a muitos anos e que não acompanhamos a politica do governo Lula. Eu sempre me considerei petista mesmo estando longe daí. E como boa petista me apresentei no consulado pra votar,todas as vezes que houveram eleições presidenciais. Sinto orgulho do Lula que é muito bem conceituado na UE.

    Besitos. Meiry

    ResponderExcluir
  2. Pois é, difícil ser oposição diante dos fatos e números que estão aí diante de nós!
    Para sorte dos "pássaros de bico grande" não tínhamos na época de seu governo os recursos tecnológicos que temos hoje. Ficava fácil, era só sumir com papeis (e algumas vezes com gente) e pronto. Estariam fritos. Ou assados.

    Excelente texto. Claro e objetivo. Espelha a real opinião do autor: Você!
    Assim deveria ser nosso jornalismo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir