sábado, 29 de janeiro de 2011

 Emprego formal tem melhor resultado em 18 anos

Míriam Leitão, de O Globo

O Ministério do Trabalho divulgou há pouco que em 2010 foram criadas 2,524 milhões de vagas formais, o que representa o melhor resultado da série histórica, que começou em 1992. Chegou-se a esse número, que ultrapassa a meta fixada pelo governo de 2,5 milhões, porque foram computadas contratações informadas fora do prazo regulamentar, o que não costuma ocorrer. Se não fossem levadas em conta, o número seria de 2,136 milhões de empregos com carteira assinada, abaixo da meta, mas ainda o melhor resultado em 18 anos. 

- Ao realizarem uma admissão ou desligamento as empresas devem informar ao Ministério do Trabalho até o dia 6 do mês subseqüente. Porém, nem sempre este prazo é respeitado, e as informações recebidas fora do prazo nunca foram computadas nas estatísticas mensais do Caged, ou seja, essas admissões e demissões não foram contabilizadas nem no mês em que ocorreram nem em qualquer mês subseqüente. Outro registro, a RAIS, de periodicidade anual, acaba por captar tais movimentações – explica a consultoria LCA, em nota enviada ao blog.

Em dezembro, como costuma ocorrer por questões sazonais, houve destruição líquida de vagas. Desta vez, foram 407 mil postos eliminados contra 415 mil, no mesmo mês de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário