sábado, 22 de janeiro de 2011

457 ANOS DE SP

Aqui, em São Paulo, vamos comemorar o aniversário da cidade. 400 e poucos anos de existência. Ok, 457 anos. Eu chequei...

A data natalícia é celebrada em 25 de janeiro. Este ano, na próxima terça-feira. 


Segundo a imprensa - da qual sempre se deve desconfiar, se você tiver um pouco de juízo, prezado leitor ou leitora - 1,5 milhão de carros deixaram a cidade apenas na sexta-feira. Mais pessoas devem fugir da megalópole hoje, no sábado. 

Veremos...

Aqui, sempre que tem feriado, as pessoas fogem para outras cidades. 

Para quem fica na cidade, como eu, seguem algumas recomendações do que se pode fazer:

No dia 24, segunda-feira, a partir das 10h, acontece o Sarau São Paulo, na Praça da Paz do Parque Ibirapuera. Alguns poetas, caso acordem cedo, o que é difícil, devem participar. 

Este primeiro evento é promovido pela Casa das Rosas, equipamento público da Secretaria de Cultura do (des)governo estadual. 

No dia 25, terça--feira, a partir das 15 horas, no Parque da Independência, no Ipiranga, a prefeitura promove show gratuito com Érika Machado, Flávio Venturini, Lô Borges e Milton Nascimento. 

E Milton Nascimento é primo "do cara". 

Os dois eventos são gratuitos e você não paga nada para entrar!

Agora, se você, prezado leitor, ou leitora, não quer ir em nenhum desses eventos, mas também não quer ficar em casa sem fazer nada, recomendo dar uma pesquisada na internet.

Para dar uma força, segue o link de uma matéria publicada pelo jornal O Estado (lamentável) de São Paulo:

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,comemoracao-do-aniversario-de-sao-paulo-comeca-nesta-sexta,499541,0.htm

Quem sabe, você acha algo bacana?

Paz e Bem!

Um comentário:

  1. Quem dera mergulhar em águas imaginárias e, ao emergir, fixar meu olhar no ponto onde tudo começou.
    Quem sabe meus pés calcassem então o solo enlameado e virgem de projetos e edificações.
    Quem sabe dissesse ao colonizador: “O que estás ajudando a construir hoje tornar-se-á, no futuro, o espaço das grandes concentrações voltadas para o lazer, a informação e a cultura. Enfim, para a vida...
    Aqui, onde depositas a pedra fundamental, milhares de passos passarão pisando.
    Talvez alheios a tudo que hoje aqui ocorre.
    Noutros,, porém – sobretudo aqueles com olhares poéticos,lúdicos e boêmios, repousarão inspirados versos,cantigas,contos e cantorias.
    E, mesmo que não verbalizem um agradecimento sonoro que se faça ouvir em toda a plenitude, tenham a certeza de uma coisa: no íntimo de cada ser, desses capazes de enxergar com a ótica poética, haverá ao menos um filete de regozijo e satisfação por estar aqui.
    Teus olhos, ó idealizador, obviamente já tragados há muito pelo solo – pois isso dar-se á daqui a mais de quatro centenas e meia de anos – não verão nada disso.
    Desde já conforta-te, porém, em saber que tu serás lembrado.
    E quando as cortinas do sol abrirem-se no horizonte, e quando vários poetas estiverem reunidos, então saberei que neste dia os calendários do nosso solo paulistano estarão marcando histórica data de 25 de Janeiro.

    Teu gesto então será celebrado por aqueles que carregam no coração o amor por esta mãe-metrópole tão receptiva e hospedeira.
    Que não faz distinção de raça, cor, credo.
    E que a todos se dá, sem nada esperar em troca.
    A não ser o gozo pela vida e pela preservação de sua própria história.

    Carlos Silva poeta e cantador http://cantosemcordeis.blogspot.com

    ResponderExcluir