domingo, 2 de janeiro de 2011

ANARQUISMO

"O futuro é nosso!"

Cada vez mais, me identifico com o ideal anarquista, aquele que prega a substituição do Estado - e, na verdade, de qualquer forma de organização, seja ela política ou não, na qual seja possível a um homem exercer o controle sobre outro -  por uma grupo de federações livremente criadas.

 O símbolo anarquista

Para mim, isso representa um retorno às minhas origens, quando comecei a me interessar por política, anos atrás.  

Mas concordo com Jacques Ellul, teólogo cristão, escritor e líder anarquista francês falecido em 1994, de que uma sociedade completamente anarquista é impossível.

 Jacques Ellul, autor de Cristianismo & Anarquia


Infelizmente, o homem, o gênero humano, não é intrinsecamente bom e, por isso, formas de coerção sempre serão necessárias para deter o nosso insaciável apetite por todas as coisas.


Entretanto, a conquista de mais liberdade, com a progressiva redução do papel de qualquer autoridade externa ao indivíduo, deve ser a nossa meta permanente, última.

Para encerrar a postagem, escolhi uma citação da minisséria em HQ V de Vingança, dos anos 1980, criada por Alan Moore e David Loyd. Na história original, antes de ser transformada em filme, o terrorista V era um anarquista.

Êi-la: 
"A Anarquia ostenta duas faces. A de destruidora e a de criadora. Os destruidores derrubam impérios, e com os destroços, os criadores erguem mundos melhores."

Em breve, mais sobre o tema.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário