sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

REFLEXÕES FORA DO AR

Hoje, a partir das 17 horas, vai ao ar o último programa Reflexões, mantido pela Igreja Betesda há 13 anos na Rádio Musical FM (105,7 Mhz), emissora destinada ao chamado mercado gospel.

O principal nome ligado à Igreja Betesda é o do pastor Ricardo Gondim, que é o pastor-presidente (creio que esse é o termo que eles utilizam) da comunidade. 

Não sou membro da Betesda. Como já escrevi aqui, frequento o Caminho da Graça há pouco mais de dois anos. 

Conheci as ideias de Gondim há alguns anos, a partir da leitura de uma entrevista concedida por ele à revista Eclésia (edição de dezembro de 2004), esta também destinada ao público "evangélico".

O título da publicação é uma versão aportuguesada do termo grego Eklésia, que significa "comunidade" e "igreja".

O que me chamou a atenção na entrevista foi o ataque de Gondim ao que denomina-se Teologia da Prosperidade, ou seja o uso da fé como alavanca para a conquista de sucessos materiais na vida.

Por sucessos materiais, não se entende apenas a questão do dinheiro ou da riqueza - hoje tema predominante na maioria das igrejas evangélicas brasileiras - mas também sucesso em áreas como saúde e vida afetiva.

Por sua denúncia da Teologia da Prosperidade, pastores como Gondim, e outros pensadores do meio cristão já foram acusados de tudo, até mesmo de serem hereges. 

Pois bem...

Desde essa época, quando li a entrevista, comecei a procurar mais sobre esse pastor, e tive a sorte de encontrar alguns de seus livros por aí e também de visitar a Igreja Betesda lá na sua sede principal, localizada nos cafundós de São Paulo, lá no Jardim Marajoara, na Zona Sul.

Infelizmente, o público que acompanhava o programa Reflexões perde, a partir de amanhã, umas das poucas vozes que iam contra o uso de Deus e da fé como mercadorias de troca. 

A mídia evangélica fica um pouco mais pobre ainda do que já é.

Ainda assim, Paz e Bem!

Post Scriptum: Se você, leitor ou leitora, quiser saber mais sobre a Igreja Betesda e sobre o pastor Ricardo Gondim, sugiro a visita aos seguintes websites

Igreja Betesda http://www.igrejabetesda.com.br

Ricardo Gondim: http://www.ricardogondim.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário