terça-feira, 8 de junho de 2010

EU SIGO MANCANDO...

Eu passo algumas horas por dia diante do computador. Leio um monte de websites e blogs, vejo e-mail, Orkut e MSN todo o santo dia.

E escrevo estas anotações por aqui, também.

Admito que fiquei viciado... 

Admito que conheci um monte de gente por meio do computador. Com alguns, travei o primeiro contato. Com outros, tive a sorte de aprofundar a amizade trocando scraps e e-mails pelo mundo afora.

Mas este, só para parecer esperto e culto citando o sociólogo Zygmut Baumann (é assim mesmo que se escreve, prezado leitor ou leitora), este é o triste tempo dos relacionamentos líquidos.

Por líquido, entenda-se amorfo e sem profundidade. Hoje, felizmente ou infelizmente, dependendo do caso, é claro, descartamos pessoas como bitucas de cigarro.

Este é o tempo dos relacionamentos - de amizade ou amorosos - descartáveis.


E eu sou muito bom nisso. Por toda a minha vida, andei descartando gente com grande facilidade. Muitas vezes, fui descartado também. Com igual, ou ainda maior, facilidade.

O segredo é não levar isso para o lado pessoal, certo?

Talvez, uma forma de resistência aos dias que correm seja exatamente a de fazer o contrário do que as pessoas esperam de nós. 

E, talvez, nessa área, uma forma de resistência seja tentar realmente conhecer outras pessoas, sejam elas amigas ou amantes, ou o que for. 

Admito que não é fácil. Conhecer outra pessoa - e conhecer de verdade - requer investimento de tempo e de paciência.

Outra dificuldade, apontada por muitas pessoas, é a do risco de se quebrar a cara depois. Eu sei como é. Eu realmente sei como é isso. 

Levam-se anos para se conhecer alguém, amigo leitor. Então, chega-se em um ponto que você consegue ler o pensamento da pessoa sem que ela te diga absolutamente nada.

Eu consegui isso apenas uma vez. 

Mas, sim, é verdade. Existe o risco de se quebrar a cara e o medo de se ficar aleijado pro resto da vida.

Eu? Eu sigo mancando...

Paz e Bem!

Um comentário:

  1. É meu mano querido, divido com vc minhas muletas, também estou mancando, as vezes penso que nasci no tempo errado, pois não consigo me enquadrar no sistema de vida dos que tem a minha idade, é tudo superficial, sem cor, tipo nossos filhos não precisam ter educação, eles tem é que ter dinheiro e visual, como te disse uma vez evito me relacionar até por medo de se ferrar, se iludir por um rostinho bonito que não tem compromisso com a vida. Bom eu ainda não banalizei a vida, pelo menos eu acho que não.
    Grande abraço do mano Tom

    ResponderExcluir