sábado, 22 de maio de 2010

A VIDA COM BÓRIS

Dificilmente, escrevo algo que preste quando estou com insônia, mas acho que vou tentar assim mesmo. Quem sabe?

Faz quase uma semana que tenho um novo morador aqui no apartamento da Vila Mariana. Como já escrevi antes (e escrevo de novo, pois sei de apenas dois leitores fiéis à este blog: minha amiga Anabela e uma pessoa que prefere o anonimato, o que me força a repetir algumas coisas), seu nome é Bóris e ele é um shitsu (não sei se é assim que se escreve) de 11 anos de idade. 

Bóris é um cãozinho pequeno - cerca de três palmos de comprimento - e deve pesar menos de cinco quilos. Estas são medidas não-oficiais, uma vez que ele ainda não esteve no veterinário. 

Aos poucos, vou percebendo alguns traços de sua personalidade, notados a partir da percepção de que ele repete alguns comportamentos. 

Ele não gosta de descer escadas. Normalmente, quando vamos à escadaria aqui do prédio, ele pára na beira do degrau e espera que eu desça. Aí, ele vai junto.

Ele gosta de ficar em três lugares da casa: um deles é o espaço que existe debaixo do computador, junto às minhas pernas, quando estou escrevendo; outro, é o canto da sala junto à mesa. E o terceiro é a minha cama, onde ele normalmente se aninha.
Pensando bem, existe ainda mais um lugar: uma das poltronas aqui da sala. Assistimos TV juntos ali. 

Hoje, pela primeira vez, ele subiu no meu peito e se deitou completamente, esperando um cafuné de minha parte, no que foi plenamente atendido. 

A minha principal surpresa em relação ao Bóris é a facilidade com que ele parece ter se adaptado à minha casa e a mim mesmo. Não esperava que isso acontecesse tão rápido e fico muito feliz que tenha sido assim.

Hoje, ele parece totalmente à vontade, supercompanheiro e brincalhão, e isto apesar da idade. 

Como já escrevi antes, é muito bacana ter um cachorro de novo. 

Uma das vantagens é que ter um cachorro força você a ter disciplina: hoje, eu preciso acordar mais cedo do que o meu costume, para levá-lo para passear. Preciso estar atendo à limpeza do apartamento, uma vez que não quero que o lugar fique impregnado com o cheiro de urina. 

Se você, leitor, ou leitora, tem um cachorro e também tem esse problema, eu recomendo que compre uma garrafa de Sanol, um desinfetante específico que pode sem encontrado em qualquer pet shop. Custa cerca de R$ 7,00, a garrafa e serve para retirar odores de cães e gatos.

Além disso, também preciso estar atento à comida e à água, para que não falte. E ele sempre pede atenção e tempo para carinho e brincadeiras.

É muito bom ter companhia, para variar um pouco.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário