sexta-feira, 7 de maio de 2010

QUEREM MATAR O MINHOCÃO

Li em A Folha de S. Paulo que o prefeito Kassab, dos demos de SP, agora quer demolir o Minhocão, cujo nome científico é Elevado Costa e Silva.

O elevado, construído pelo Sr. Paulo Maluf, hoje deputado federal, na época da ditadura, é o principal eixo de ligação entre o Centro e a Zona Oeste da Capital. Além disso, ele também oferece uma alternativa viária da Zona Oeste e do Centro à Zona Leste.

Ou seja, é uma das principais vias de circulação de veículos da cidade. 


Para quem não sabe, o nome do grande verme em questão é uma homenagem ao presidente Arthur da Costa e Silva, o segundo dos nossos generais, cuja maior contribuição à pátria foi editar o Ato Institucional Número 5 (AI-5), em 1968, que acabou de vez com o que restava das liberdades democráticas dos brasileiros de entonces.

A idéia de Kassab é promover a valorização da área, por meio de investimentos do setor privado - leia-se "aumento da especulação imobiliária no local" nas entrelinhas - e, com o dinheiro arrecadado com os impostos, derrubar o enorme artrópode.

Pois bem. Parece uma boa idéia, não? E motivada por nobres ideais...

Mas, eu me pergunto: quando é que os "planejadores" de SP vão atacar o problema real? 

"E qual é o problema real?", o leitor, ou leitora perguntaria...

O problema real é que a cidade de SP não tem mais como se expandir, a não ser pra cima. As ruas e avenidas não comportam mais carros e motos, principalmente nas regiões centrais. 

Este é o verdadeiro nó da questão. Em breve, logo, logo, será necessário limitar o número de carros nas ruas. 

Derrubar o Minhocão, alargar ruas destruindo calçadas - em claro desprezo pelos direitos dos pedestres - são apenas paliativos temporários em uma cidade cuja população MORRE se não comprar um carro.

Enfim, é um problema cultural, questão tão cara aos nossos antropólogos.

É verdade. Existe algo de muito errado com essa gente que mora nesta cidade horrível.

Alem disso, o Minhocão e suas imediações são alguns dos símbolos da cidade, inclusive reconhecidos internacionalmente. Recentemente, os filmes "Ensaio sobre a Cegueira" e a ficção-científica "Gamer" mostraram sequências filmadas em São Paulo.

Por que destruir um símbolo?

Paz e Bem!

Um comentário:

  1. Ai vou adorar, vai melhorar a qualidade de vida da região da minha casa por exempol...kkkk, claro depois de meses de ferro e poeira matadora!

    ResponderExcluir