domingo, 23 de maio de 2010

ELEIÇÕES, PESQUISAS E TENDÊNCIAS

Li no UOL que a Dona Dilma e o senhor José Serra empataram nas pesquisas de intenção de voto para a Presidência da República. Como o dado foi divulgado pelo Datafolha, instituto de pesquisas de A Folha de S. Paulo, jornaleco claramente a favor da tucanaiada, isso provavelmente deve ser verdade.

Segundo A Folha, ambos os candidatos teriam 37% das intenções de voto. Em um distante terceiro lugar,  com 12%, aparece a ex-ministra Marina Silva, hoje aliada ao mutante PV.

O Partido Verde é um caso interessante de anomalia política, fruto da nossa incapacidade congênita de criarmos partidos políticos de verdade. Aparentemente, nossos partidos são apenas gangues ou clubinhos fechados. Sem ideologia, sem projetos.

E, como se sabe, quando não se tem ideologia, acaba-se sendo conservador.

No caso do PV, apesar de, em tese, ser relacionado à causa ecológica, que, venhamos e convenhamos, é uma das clássicas áreas da política de esquerda, e de ter em seus quadros lideranças que lutaram contra a ditadura militar (Sirkis e Gabeira, por exemplo), o partido verde brasileiro sempre anda pelo lado direito da rua. Basta acompanhar a tendência geral dos votos de seus parlamentares para se chegar à esta conclusão. Sempre votam errado...

Acredito que a pesquisa do Datafolha, que deve ter causado verdadeiro debate na direção do jornal antes de ser publicada, mostra uma visão de um fato provável: a Dona Dilma será eleita presidente este ano.

Isso deve acontecer basicamente devido ao apoio popular de que goza o presidente Lula, que é o maior cabo eleitoral da sua ex-ministra do Interior.

Segundo o Datafolha, a intenção de voto na Dona Dilma cresceu em todas as regiões do Brasil nos últimos meses; este crescimento varia de 7 a 9 pontos. Já o tucano José Serra - candidato pelo qual não pretendo esconder minha antipatia, para dizer o mínimo - caiu de 4 a 10 pontos.

Ainda segundo o Datafolha, em um eventual segundo turno, a Dona Dilma vence as eleições com 46% dos votos, contra 45% do Senhor José Serra.

Vamos jogar limpo: no primeiro turno, eu vou votar no Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL. No segundo turno, se houver um, eu vou votar na Dona Dilma.

Jamais, em hipótese alguma, de jeito nenhum, quero que a tucanaiada e os demos voltem.

Pronto, falei!

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário