sexta-feira, 21 de maio de 2010

ENQUANTO ISSO, LÁ LONGE...

Li no UOL que analistas de política internacional temem uma nova guerra entre as coréias do Norte e do Sul. O país está dividido desde a década de 1950, quando uma trégua criou um regime comunista no norte, e um regime capitalista no sul. 
A nova escalada no conflito teve início na noite de ontem, quinta-feira, quando o governo de Seul acusou formalmente a Coréia do Norte de ser responsável pelo naufrágio de um de seus navios, ocorrido em março passado. De acordo com a acusação, o navio teria sido torpedeado por um submarino norte-coreano. Quarenta e seis marinheiros morreram no naufrágio.

Até o momento, Seul procura evitar o conflito militar aberto, mas busca que novas sanções internacionais sejam impostas à Pyongiang (capital do Norte), cuja economia já está em frangalhos. A Coréia do Sul conta com o apoio dos Estados Unidos, Austrália e Japão. Por enquanto, a China mantém seu apoio à Coréia do Norte. Os EUA mantém 25 mil soldados na fronteira entre os dois países.

O governo da Coréia do Norte, por sua vez, afirma que, depois da acusação, encontra-se à beira de romper todos os acordos com o governo sul-coreano e que enfrentará qualquer hostilidade de Seul como um ato de guerra. A origem da grande preocupação internacional encontra-se no fato de que Pyongiang possui armas nucleares.

Paz e Bem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário