segunda-feira, 29 de março de 2010

SOBRE A GUERRA MODERNA

Na última postagem, escrevi que a guerra moderna, seja ela justa ou não, é travada contra inocentes e não contra soldados.

Minha afirmação abre espaço para dois questionamentos. Vamos começar do início.

É claro que, em todos os conflitos armados ao longo da História, os civis foram as principais vítimas. Guerra, doenças, fome e destruição de infra-estrutura básica sempre acompanharam as populações dos países em guerra.

Assim, o que eu quis dizer com isso?

A guerra, em sua definição clássica, a qual devemos ao general prussiano Carl Von Clausewitz, é o esforço determinado a impedir que o inimigo tenha condições de combater. Nesse contexto, acreditava-se que era necessário tornar impossível a continuidade das batalhas, ou seja, o foco das operações militares estava centrado em destruir o Exército do inimigo.

Hoje, essa concepção foi expandida, uma vez que os governos compreenderam que é mais fácil e mais rápido atacar a infra-estrutura de seus oponentes. E isso afeta os civis, não-combatentes. Isso nos custou a abolição, tão necessária se quisermos manter um pouco da decência, de que, em uma guerra, sempre existem combatentes e não-combatentes dos dois lados.


Mas isso não nos interessa mais. Tudo e todos são alvos em potencial.

Outro problema é: existe "guerra justa"?

Em seu estudo sobre a guerrilha comunista brasileira nas décadas de 1960 e 1970, o historiador Jacob Gorender, ele mesmo membro do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), organização envolvida na luta armada contra a ditadura militar, afirma que a guerra é justa quando todas as outras formas de resolução de conflitos foram esgotadas, restando o recurso à violência.

Gorender estabelece a dicotomia entre a violência do opressor versus a violência do oprimido. Quando um governo torna-se opressor - como as ditaduras - resta ao oprimido recorrer ao combate armado, uma vez que é impossível desenvolver qualquer espécie de embate político, que poderia ser resolvido por meio de eleições, por exemplo.

Mas, se partirmos de uma noção de ética cristã, veremos que Jesus - e ele dever ser o nosso referencial, e não igrejas ou grupos "religiosos" - veementemente condena o uso da violência em qualquer situação. Na verdade, basta uma olhada rápida em seu Sermão da Montanha (Evangelho de Mateus, capítulos 5 a 7) e em outras passagens dos evangelhos canônicos para eliminar qualquer dúvida sobre sua opinião a respeito.

Infelizmente, estamos caminhando contra essa concepção de ética e, na verdade, tornando-a virtualmente impossível de ser experimentada nos dias de hoje.

A guerra e o terrorismo modernos são os primeiros sinais do que ainda está por vir, uma vez que o futuro pode ser encontrado em germe nos dias que correm.

Paz e Bem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário