segunda-feira, 15 de março de 2010

ONTEM, NO CAMINHO

Na noite passada, quando ainda era domingo, voltei ao Caminho.

Para os leitores de primeira viagem, ou, ainda, para os de pouca memória, o Caminho da Graça é uma pequena comunidade cristã que frequento há quase dois anos. 

Ontem, voltei ao Caminho, mesmo sem nunca dele ter saído, depois do período imediatamente posterior ao meu acidente de carro. Ao todo, eu não aparecia já há três domingos.

Revi amigos, conversei com pessoas, tomei café e água. E ouvi o Carlos.

O Carlos é nosso pastor. Em uma primeira impressão, diante daquele homem de barbas e cabelos compridos, com seu colar do tao franciscano, a primeira impressão é a de que se trata de uma espécie de mistura alucinógena de profeta bíblico com guru hippie

Mas o Carlos é apenas nosso pastor, vocacionado para ajudar pessoas. E um homem inspirado.

Nessa noite, bastou ao Carlos um versículo da Bíblia para nos falar um pouco do cuidado de Deus por nossas vidas. Uma coincidência interessante, pois esse é um dos temas corriqueiros aqui deste blog, apesar das minhas ilimitadas limitações para escrever. 

O trecho em questão era o versículo sete do capítulo 45 do livro de Gênesis, o primeiro texto da Bíblia. Lê-se, retirado da Nova Versão Internacional (NVI):

"Mas Deus enviou-me à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes a vida com grande livramento". 

Algumas palavras sobre o contexto:

A citação é retirada da história de José, filho de Jacó, um dos patriarcas bíblicos. Desde jovem, José sempre demonstrou uma aptidão para a liderança, assim como um grande compromisso no seu relacionamento com Deus. Isso, somado a uma velada preferência de seu pai por ele, criou inveja em seus irmãos que, em uma oportunidade, tentaram matá-lo e, depois, vendê-lo como escravo.

Já escravo, José é vendido aos egípcios e vai ao Egito. Como parte da sua vida de oração, ele é capaz de interpretar sonhos e isso o torna um dos favoritos do faraó egípcio, após interpretar um sonho que anunciava um período de grande fome por toda aquela região. Impressionado, o faraó transforma José em administrador do Egito, responsável por armazenar provisões para o período de necessidade.

Inicia-se o período da grande fome, que atinge toda a região. Famintos, os irmãos de José são enviados ao Egito por seu pai, Jacó, para comprar alimentos. Lá, reencontram seu irmão, mas sem reconhecê-lo.

O texto citado pelo pastor diz respeito ao momento em que José se revela aos seus irmãos e os perdoa por todo o mal que lhe causaram, uma vez que suas ações, ao levá-lo ao Egito e tornando-o capaz de prever e preparar o país para a fome, acabaram salvando milhões de vidas.

"Mas Deus enviou-me à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes a vida com grande livramento".

Em sua exposição, Carlos defendeu a possibilidade de encararmos nossos problemas, nossas perdas, da mesma forma com que José as encarou. Como parte do cuidado de Deus por nossas vidas e pelas vidas dos outros. 

No Novo Testamento, o apóstolo Paulo, um dos meus heróis, afirma que todas as coisas, por piores que possam parecer à primeira vista, cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

O que isso significa? Simplesmente que, em uma concepção cristã da vida, que também existe em outras tradições religiosas, o Deus do Universo é também um Deus de Amor, que cuida e se importa com cada um de seus filhos. Daí, o seu cuidado por nossas vidas.

Sei que é difícil acreditar nisso no meio do redemoinho, mas esta é uma forma de encarar o desastre. Algo de bom surgirá de tudo isso, por mais irracional que acreditar nisso possa parecer. 

Pois, infelizmente, um dos ingredientes da fé verdadeira é nossa capacidade de confiar.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário