terça-feira, 16 de março de 2010

HISTÓRIAS DE FANTASMAS

Eu gosto de histórias de fantasmas. 

A concepção de que, depois da morte, as pessoas possam se tornar fantasmas, ou seja, espíritos que ainda estão no nosso mundo, tem sua origem na idéia de que existe vida após a morte física, ou seja, sua essência se encontra na crença de existência de vida após a morte.

Um "fantasma"  descendo as escadas

Na concepção espírita, definida por Allan Kardec, e bastante popular no Brasil, os fantasmas podem se comunicar com os vivos de diversas formas, por meio de manifestações físicas (sons, objetos que se movem e aparições), e até mesmo a incorporação em corpos de pessoas vivas.

Na literatura espírita, e nas pesquisas feitas sobre o tema no início do Espiritismo, no século XIX, abundam investigações sobre aparições (ou materializações) de pessoas falecidas - fenômeno sempre ocorrido por meio da atividade de um médium - e sobre a utilização, pelos espíritos, de pessoas para ditar mensagens.

Materializações do espírito Katie King, em Londres, entre 1874 e 1875

Um dos casos mais famosos de materialização de espíritos aconteceu na Inglaterra, entre 1874 e 1875, com a aparição do espírito denominado Katie King. As aparições foram conferidas pelo cientista William Crookes, que publicou o livro Fatos Espíritas sobre o tema. Mais informações sobre o caso podem ser encontradas em http://pt.wikipedia.org/wiki/Katie_King.

Recentemente, com o avanço da técnica, surgiram pesquisas sobre a possibilidade de gravar vozes de fantasmas, por meio do fenômeno conhecido como Transcomunicação Instrumental (TCI). No Brasil, uma das maiores pesquisadoras e defensoras dessa possibilidade é Sonia Rinaldi.

Eu realmente gosto de histórias de fantasmas.

Nos livros e filmes, somos apresentados a dois tipos de fantasmas: os maus e os bons. Ou seja, mesmo depois da morte, mantemos nossas qualificações morais.

No caso dos maus fantasmas, eles vêm para arrebentar tudo. Já os bons espíritos, normalmente estão por aqui para resolver assuntos pendentes, antes de partirem para o seu destino final. 

Nos filmes, a opção é utilizar os fantasmas para filmes de terror e suspense, com resultados apavorantes. Dois ótimos filmes recentes sobre o tema são Os Outros e O Sexto Sentido.

Cartazes dos filmes Os Outros e O Sexto Sentido

Em Os Outros, uma mulher e seus dois filhos, que vivem isolados em uma casa no interior da Inglaterra, tentam entender uma série de fenômenos estranhos que começam a acontecer no local.

Em O Sexto Sentido, um menino descobre que é capaz de se comunicar com os mortos e conta com a ajuda de um psiquiatra infantil para tentar aprender a controlar o seu dom. 

 O menino que vê espíritos de O Sexto Sentido

No início da década de 1990, um filme americano arrecadou zilhões de dólares na bilhiteria, mostrando a história de um homem que, após a morte, tenta vingar o seu assassinato e proteger a sua namorada. Trata-se de Ghost - Do outro lado da vida.

Cartaz de Ghost - Do outro lado da vida

O filme é piegas e, hoje, os efeitos especiais parecem bastante toscos, mas Ghost tem a seu favor a maravilhosa cena em que o casal faz contato ao som da música Unchained Melody.

Demi Moore e Patrick Swayze em cena de Ghost

Os registros de histórias de fantasmas aparecem em todas as culturas, há milhares de anos. Até o momento, apesar da abundância de relatos, fotos e filmagens de supostas aparições de falecidos ao redor do mundo, ainda não existe uma explicação científica satisfatória para o fenômeno.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário