terça-feira, 11 de agosto de 2009

NO CENTRO DE UMBANDA

Na última sexta-feira, estive em um centro de Umbanda em Santos. O grupo se chama Associação Espírita Símbolo da Paz e se localiza no bairro do Macuco. A associação funciona há 44 anos.

O objetivo da visita foi apenas de conhecer o centro e, também, dar um passo para conhecer a Umbanda de forma um pouco mais prática, uma vez que o meu pouco conhecimento do tema tem como base leituras de livros sobre o assunto.

Este texto pretende ser uma descrição da reunião, a mais completa possível. Infelizmente,. ainda existem lacunas que pretendo preencher depois.

As reuniões públicas na associação acontecem às sextas-feiras e têm duração de duas horas, começando às 20 horas e terminando às 22 horas.

O centro se localiza em uma casa. O salão central é dividido em duas partes. Na primeira, a principal, estão reunidas as pessoas que já participam da associação. Elas ficam de pé.

No salão central, onde acontece o "gira", ou seja, a reunião, existe uma cachoeira artificial rodeada por imagens de Santos e por fotos de pessoas que fizeram parte da entidade.

A segunda metade do salão é dedicada às pessoas que estão visitando o centro. Neste local existem cadeiras e a acomodação é feita a partir da divisão entre homens e mulheres. À esquerda, ficam as mulheres. À direita, os homens.

Todo o salão é branco, assim como todos os objetos, como móveis e as cortinas.

Além do salão principal, ainda existe uma pequena recepção, na qual os visitantes interessados em fazer uma consulta às entidades devem pegar uma ficha; no caso, a ficha é um CD com um número escrito à caneta.

A associação conta ainda com uma pequena biblioteca, com cerca de 200 títulos, todos ligados à doutrina espírita. Não encontrei nenhum livro sobre umbanda, por exemplo.

A medida que as pessoas chegam ao local, caso não façam parte da associação e estejam interessadas em assistir a cerimônia, elas são encaminhadas ao local destinado à assitência. A separação física entre os dois locais - o da assistência e o dos fiéis - é feito por uma pequena bancada de madeira e uma cortina branca, que é mantida fechada até o início dos trabalhos.

O "gira" começa às 20 horas. Os fiéis posicionam-se de pé, de frente para o altar. No lado esquerdo do salão, ficam dois tambores, que são tocados por dois rapazes.

O objetivo do trabalho espiritual é permitir às pessoas presentes - apenas os fiéis - incorporarem seus guias espirituais. Toda incoporação é precedida por um cântico, no qual a entidade de Umbanda é invocada, desde Iemanjá aos Exús.

Os fiéis permanecem de pé todo o tempo. Ao toque do tambor, eles dão início às canções que invocam os orixás e/ou entidades em questão. É importante ressaltar que todos os fiéis incoporam as entidades e que isso é feito com a seguinte ordem: todos incorporam um tipo de entidade de cada vez, ou seja, todos incorporam a figura do caboclo; depois, todos incorporam a figura do marinheiro, e assim consecutivamente.

Em geral, a incoporação é precedida por algum tipo de choque físico, que faz com que lançem seus corpos para trás. Muitos dão a impressão de um certo desnorteamento. Alguns, se ajoelham. Logo depois, é perceptível uma mudança na postura da pessoa incorporada, assim como de suas feições. Normalmente, os olhos ficam semicerrados e eles se cumprimentam uns aos outros.

Muitos fumam - cigarros e charutos - e bebem - vários tipos de bebidas alcóolicas- sempre de acordo com os hábitos da entidade.


Não existe nenhuma tentativa de expor algum tipo de doutrina, ao contrário de reuniões de grupos espíritas kardecistas, nas quais existe muito esforço no sentido de se expor uma visão do mundo como entendido pela doutrina de Kardec. No centro de Umbanda, todo o processo se resume à incorporação das entidades por parte dos fiéis.


As consultas espirituais acontecem a partir das 21 horas. E as pessoas da assistência que se inscreveram são chamadas ao salão principal. Essa é única vez em toda a reunião em que elas são autorziadas a penetrar nessa parte do espaço. As consultas são feitas com os fiéis, quando eles estão incorporados pelas entidades. As consultas são feitas individualmente, a apenas um médiuns.


Após a consulta, as pessoas retornam ao local da assistência e aguardam o final dos trabalhos, no qual um médium, ainda incorporado, realiza um "passe" na pessoa.


Às 22 horas, a reunião é encerrada.

Um comentário:

  1. Bem, encontrei seu blog ainda que por acaso em uma busca sobre religião no google. Ainda sim , considerei muito válido por suas considerações aos diversos cultos e denominações religiosas.Entro em contato para recomendar a você um estudioso, obras de referência do Autor Robson Pinheiro, o qual tem como foco principal elucidar cultos e práticas da Umbanda por exemplo. Entre as obras destaco Legião e Tambores de Angola. Parabéns por seus estudos, eu faço Pós na PUC em Educação.

    ResponderExcluir