terça-feira, 11 de agosto de 2009

DOUTRINA NA UMBANDA

Aparentemente, a Umbanda não possui uma doutrina definida, uma vez que, apesar da extensa literatura a respeito, existe pouca concordância entre os autores que tratam do tema.

No caso do Cristianismo - seja ele evangélico ou católico - existe uma doutrina que é expressa por meio da Bíblia e, principalmente, dos ensinamentos de Jesus.

Isso não existe na Umbanda, uma vez que esta religião não possui nenhuma espécie de livro sagrado, o que a torna uma religião essencialmente prática.

O problema desse foco na prática é que ele abre espaço cada vez maior para uma diversidade muito grande de processos, o que acaba fazendo com que, em geral, cada centro possua seu próprio sistema de funcionamento.

Do ponto de vista religioso, a Umbanda - que completou cem anos de existência oficial recentemente - se caracteriza por ser um misto de outros sistemas. Nela, encontramos um sincretismo entre os cultos afro-brasileiros (uma vez que a Umbanda incorpora ao seu panteão religioso os Orixás do Candomblé), o Espiritismo (já que os médiuns incorporam espíritos e oferecem consultas sobre temas variados) e o Cristianismo, com o culto a Jesus e vários santos católicos.

Uma vez que não existe uma doutrina definida - talvez alguns escritores tenham tentado oferecer uma sistematização da Umbanda, sem conseguir tornar esse sistema universal em todos os centros - é provável que existam grandes diferenças entre as organizações, assim como grandes diferenças em suas práticas.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário