terça-feira, 11 de agosto de 2009

MILK

Assisti ao filme Milk - a Voz da Igualdade no último final de semana. O filme narra a trajetória de Harvey Milk, um dos primeiros homossexuais assumidos a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos da América, na década de 1970.

Milk foi um ativista dos direitos dos homossexuais e foi eleitor vereador da cidade de São Francisco, uma das cidades mais liberais dos EUA no que diz respeito à aceitação de um estilo de vida homossexual aberto.

O filme trata da questão do preconceito e da necessidade de se lutar contra ele. No caso de Milk, suas armas de luta foram a organização de um movimento gay e a luta política, para oferecer amparo legal à questão dos direitos civis dos homossexuais.

E o que isso pode nos ensinar?

No Brasil, temos muitos direitos, que não são respeitados. Estamos assistindo à criação de um governo cada vez mais centralizador que hoje proíbe os fumantes de fumarem em qualquer lugar - em nome da saúde, obviamente - e que instala câmeras de vídeo nas ruas. Neste caso, em nome da sua segurança.

Estamos assistindo à morte da liberdade. E a liberdade é o primeiro direito civil, sem o qual, nenhuma outra conquista pode prosperar ou mesmo fazer sentido.

Essa deveria ser a nossa luta.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário