terça-feira, 15 de dezembro de 2009

"KAROL"

Assisti ao filme "Karol, o homem que se tornou Papa". Trata-se de uma minissérie feita pela televisão italiana em 2005. No Brasil, o filme foi lançado direto em DVD, em edições duplas (dois discos), e agora, em DVDs individuais.

"Karol" é a cinebiografia do padre polonês Karol Wojtyla, imortalizado na História como o Papa João Paulo II, o primeiro não-italiano a chegar ao pontificado romano em 455 anos, e o  terceiro papa que governou a Igreja Católica por mais tempo. Seu pontificado durou 26 anos.

O filme, bastante longo, por tratar-se de uma minissérie para TV condensada, narra a vida de Wojtyla a partir da invasão nazista à Polônia - ato que daria início à Segunda Guerra Mundial - em 1939, até a eleição de João Paulo II ao papado, em 1978.




No filme, vemos a atuação de Wojtyla, um estudante de teatro e poeta, na resistência pacífica à ocupação nazista, e, depois, já como sacerdote, seu trabalho na Polônia pós-guerra, país que passara a ter um governo "comunista" imposto pela ex-União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), de memória um tanto manchada.

Segundo o filme, que foi bastante cuidadoso ao tratar apenas da vida de Wojtyla antes do início de seu pontificado, a atuação do futuro papa estava centralizada na luta pelos direitos humanos, sistematicamente desrespeitados pelos governos poloneses no período.

Infelizmente, trata-se de uma hagiografia, ou seja, quase que a biografia de um santo, e não um relato sobre a vida de um homem.

Ainda assim, o filme possui vários momentos emocionantes e a dedicação dos atores em oferecer um retrato do período histórico pode ser eleogiada.

Recomendo! De coração!

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário