quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

ELAS NA BLOGOSFERA

Quando eu era adolescente, e, também, naqueles tempos inocentes antes da internet e dos malditos telefones celulares, eu adorava ler fanzines.

A palavra fanzine vêm do inglês, e é composta da aglutinação de duas palavras: fan e magazine, ou seja, fã e revista. Ou seja, eram publicações feitas por fãs de alguma coisa e os textos tratavam dessa coisa.

Segundo a mitologia, os fanzines surgiram na longínqua década de 1970, em um reino chamado Grã-Bretanha. Naquele local, havia surgido um exército de bandas de rock, que se autodenominavam punk.

Como a imprensa solenemente ignorava o punk rock, esse pessoal decidiu criar publicações alternativas, para divulgar shows de bandas, fotos e entrevistas. Eis que surgem os fanzines.

Com o tempo, os leitores e autores de fanzines passaram a escrever sobre outra coisa.

Eu publiquei fanzines sobre literatura e poesia. Mais tarde, uma pitada de política.


Mas, com o advento da internet, isso acabou. Agora, não temos mais fanzines, temos blogs.

Eu tenho lido muitos blogs e devo admitir: no geral, os mais legais, ou pelo menos, alguns dos mais interessantes, são escritos por mulheres.

Os temas variam de blog para blog. Temos poemas, confissões e histórias. Comentários sobre filmes e músicas.

Mas existe uma certa sensibilidade, que se traduz na forma como se escreve, que diferenciam estes blogs daqueles feitos por trogloditas como nós, membros do homo masculinus.

E não se engane, leitor: forma é importante, sim. O segredo é uma combinação legal de forma e conteúdo.

Alguns links que podem ajudar você a me entender, leitor, ou leitora:

A Ingrid quer falar : http://aingridquerfalar.blogspot.com/

Cem Anos de Diversão : http://www.cemanosdediversao.blogspot.com/

Sem Mini-saia : http://www.semminisaia.blogspot.com/

Tende Ânimo : http://tende-animo.blogspot.com/
 
Paz e Bem! 

Um comentário:

  1. Obrigada querido... meu blog tem muita coisa de minha alma... Às vezes quero derramar lá, Às vezes não, mas sempre que consigo coloco lá.
    bjs.. amo seu cantinho troglodita aqui. Mas creia-me não é... fala muito ao meu coração.

    bjs
    Ingrid

    ResponderExcluir