sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

PROPAGANDA ANTI-FASCISTA SOVIÉTICA

O uso da propaganda foi fundamental na guerra contra o nazi-fascismo (1939-1945). Servia como fonte de inspiração e de motivação para a guerra. 

Abaixo, alguns exemplos de cartazes da ex-URSS lançados durante o esforço da Grande Guerra Pátria, como os soviéticos denominavam a II Guerra Mundial. 

Na seleção abaixo, há exemplos de estilos variados de ilustração, indo da charge (o cartum onde o camponês russo corta a cabeça de um oficial alemão), até a estética do "realismo socialista" stalinista. 

Uma coisa que chama a atenção ao observar as ilustrações é a tentativa dos artistas de "demonizar" o inimigo de guerra (no caso, o ex-aliado nazista), ao retratá-lo de forma quase animalesca, ou mesmo utilizando-se de animais para caracterizá-lo.

Outra questão fundamental é o uso recorrente do símbolo da "mulher", da "mãe", como vítimas primordiais da agressão inimiga.

Na propaganda soviética da época, eram constantes as referências à necessidade de defender a "Grande Mãe Rússia" contra o invasor, daí o uso desse simbolismo nos cartazes. 

Abaixo, uma seleção de ilustrações.

Paz e Bem!












 

Um comentário: