quinta-feira, 8 de abril de 2010

VIDA (?) ACADÊMICA

Eu tinha me esquecido do quanto eu não gosto da vida acadêmica... Mas, neste ano, eu me lembrei rapidinho.

Tinha me desacostumado a ouvir comentários sobre livros que não li, feitos por pessoas que leram apenas as orelhas das capas; afinal, tal livro ou tal autor está na moda e é necessário falar algo a respeito;
tinha me desacostumado ao look acadêmico: aquele jeito de que, por você estar em uma faculdade, você está automaticamente capacitado a vomitar opiniões sobre tudo e sobre todos;

tinha me desacostumado a professores que acham que é fácil comprar dez livros por semana, como se dinheiro desse em árvore;

tinha me desacostumado ao preconceito generalizado a pessoas que não puderam estudar até a faculdade;

tinha me desacostumado às rodinhas e panelinhas;

tinha me desacostumado a professores que gostam de enrolar as aulas ao máximo, mesmo que se tire pouco ou nenhum proveito delas;

tinha me desacostumado ao amor ao senso comum, travestido de politicamente correto e de banalidade pseudo-intelectual.

Nunca gostei dessas coisas, ao mesmo tempo em que adoro certos aspectos da vida acadêmica, como a camaradagem, a facilidade em se fazer amigos e amigas e a possibilidade de destruir opiniões alheias não-fundamentadas, seja de alunos ou de professores.

Mas, sem dúvida, a pior parte é que, agora, é impossível fumar um cigarro dentro dos prédios da faculdade, tornando aulas que eram para serem apenas monótonas em uma verdadeira tortura.

Por outro lado, estou fazendo um curso pelo qual realmente me interesso, o que faz com que ele pareça absurdamente simples e fácil.

E a PUC tem suas qualidades inerentes...

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário