quarta-feira, 14 de abril de 2010

NOVAMENTE, A ORAÇÃO

O texto de autoria do pastor Caio Fábio, mentor do Caminho da Graça, postado abaixo diz respeito a um dos temas que mais venho tratando neste blog nos últimos tempos: a eficiência da oração.

De acordo com Caio Fábio, existiria uma tendência entre os cristãos modernos, principalmente entre os ewvangélicos, de crer que a oração só terá resultado, ou seja, receberá uma resposta positiva de Deus, na medida em que essa oração estiver acompanhada de alguma espécie de "ritual de poder". 

Segundo o texto, o mais comum "ritual de poder" seria a realização de orações em grupo, as chamadas vigílias evangélicas, ou as novenas católicas.

Outro "ritual de poder", não mencionado no artigo postado abaixo, é a realização de orações por pessoas que exercem algum tipo de liderança carismática em comunidades religiosas, sejam pastores  ou padres, ou simplesmente pessoas que exercem alguma aura de santidade em grupos religiosos.

A questão da eficiência da oração, na medida em que ela recebe, ou não, uma resposta afirmativa da parte de Deus, é um tema complexo. 
Segundo todas as concepções religiosas e/ou espirituais, TODAS as orações recebem uma resposta. Às vezes, infelizmente, a resposta recebida não é aquela que foi pedida pela pessoa que orou. Ou seja, nem sempre somos atendidos em nossos desejos.
E a oração não-respondida é um dos maiores testes à fé de uma pessoa. Imagine um exemplo: uma mãe ora por um filho que é dependente químico, e o rapaz não se recupera. Antes, acaba morrendo por conta do vício. 

A partir da tragédia, a relação entre a pessoa que orou, e não teve uma resposta afirmativa à sua prece, e Deus, muda completamente. 

A forma como essa nova espiritualidade vai se mostrar vai depender de cada indivíduo e da existência ou não de uma comunidade de fé que possa apoiar essa pessoa nesse momento difícil.
Hoje, cada vez mais, acredito que a fé é uma escolha individual, mas só pode existir ou, ainda melhor, se aperfeiçoar, na medida em que a pessoa que ora tem a possibilidade de participar de uma comunidade. Por "comunidade", não me refiro especificamente a uma igreja ou algo do tipo, mas até mesmo a um grupo de amigos ou pessoas de confiança.
Acredito que a fé não pode exisitir sozinha. Ela precisa se fortalecer e crescer em contato com os outros.

Paz e Bem!

Um comentário:

  1. Quando o homem aprender a entrar em contato com o seu Deus interno se libertará das instuições.
    Quando a base de ser filho de Deus pai o torna Deus filho veremos orações feitas em parques em familia entre amigos, sem muros portas ou imagens apenas fé.
    Essa é minha humilde opnião

    Bjs e luz
    Elaine

    ResponderExcluir