quinta-feira, 8 de abril de 2010

SE DEUS É BRASILEIRO, SÃO PEDRO DEVE SER ARGENTINO

Chegou a 153 o número de pessoas mortas no Rio de Janeiro, devido as chuvas que castigaram a cidade maravilhosa nos últimos dias. A maioria das vítimas residia em áreas de encostas de morros, como acontece historicamente.

Como também sempre acontece historicamente, e como aconteceu em São Paulo, a culpa pelo caos urbano, engarrafamentos e inundações foi atribuída a São Pedro. 

O que me leva a pensar que, se Deus é brasileiro, isso significa que São Pedro provavelmente é argentino.

No caso do Rio de Janeiro, a prefeitura e o governo estadual culparam também os moradores de áreas de risco, como se famílias inteiras, enlouquecidas, quisessem morar perto de um barranco, sujeitas a deslizamentos de terra. 

O que importa ao poder público e seus representantes, que deveriam ter a decência de serem responsáveis, é jogar a culpa nas costas dos outros.

Em São Paulo, por exemplo, quando a cidade se transformou em um parque aquático em janeiro, o prefeito Kassab usou a retórica do presidente Lula: "Nunca, na história dessa cidade, choveu tanto...", ele repetia quando perguntado porque os bueiros tinham entupido.

Tinha sido a chuva. Obviamente, não tinha nada a ver com o aumento de lixo nas ruas, já que Kassab tinha resolvido diminuir o número de trabalhadores empregados na limpeza urbana.

O que podemos esperar quando a nossa segurança e bem-estar depende de se chove ou não? Quando nossa vida passa a ser regida pela sorte?

"Tomara que dê tudo certo, né?"

Paz e Bem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário