domingo, 11 de abril de 2010

DESUNIDOS, CONTINUAREMOS!

Vez ou outra, recebo um convite de alguma pessoa que quer ser meu amigo virtual no Orkut, a moderna vitrine social. 

Como já disse em uma postagem anterior sobre esse assunto, eu normalmente aceito TODOS os convites, mesmo que acabe nunca mais falando ou trocando um mísero scrap sequer com a pessoa.

Em geral, a minha resposta ao convite sempre termina com a seguinte frase: "Espero que possamos conversar de vez em quando, ok?". 

Infelizmente, isso quase nunca acontece. Posso contar nos dedos as pessoas com quem acabei conversando de alguma forma, seja por scrap, e-mail ou MSN. Telefone e um contato real, que não fosse intermediado por uma tela de computador, então, nem se fala.

Normalmente, o que acontece é que começo a recber aqueles cafoníssimos cartões virtuais.

Na verdade, eles são duplamente cafonas: o texto é alguma bobagem sobre a amizade e a imagem, invariavelmente, apresenta algum tipo de bichinho de pelúcia - coelhinho, ursinho etc - em uma pose sorridente.
Vamos deixar claro: nada contra os cartões; e nada a favor também. Leio todos e os deixo lá na caixa de mensagens (ou de recados, para usar o vocabulário do Orkut).
A minha questão é mais embaixo: porque as pessoas querem ser amigas virtuais de outras, se não estão dispostas a conversar e a trocar idéias?

A resposta-padrão para isso é que o Orkut, assim como outros websites de relacionamentos, favorecem o anonimato e a distância entre as pessoas e que, na internet, as pessoas realmente não se conhecem.

Ok. Isso quer dizer, então, que nos conhecemos quando não estamos plugados em computadores? 

Para ver que não é bem assim, basta olhar em volta, certo?

Quero dizer, quantas pessoas você conhece, leitor ou leitora? Conhece de verdade?

Eu, por exemplo, não me dou ao trabalho de conversar com meus vizinhos, pessoas que moram no mesmo prédio que eu. Compro meu pãozinho diário de um completo anônimo e um desconhecido me leva ao trabalho e à faculdade todos os dias.
Aparentemente, estamos na Era da Solidão e do Isolamento Voluntários. E gostamos disso. E não vamos mudar nada. Porque assim é que é legal.

Será mesmo? E a pergunta mais importante: quem disse que é melhor que seja assim?

Desunidos, venceremos?

Paz e Bem!

Um comentário:

  1. Ai rapaz é dificil ler sem fazer nenhum comentário!!!
    Vou evitar escrever por aqui espero encontrarte em algum momento no msn ou pessoalmente rsrsrsrs.
    Confesso que neste momento estou a pegar eu pescoço mesmo que virtualmente

    ResponderExcluir