domingo, 20 de fevereiro de 2011

ESTE É O THIAGO. ELE...

Tenho um grande amigo, o Espuma, lá dos tempos da ESP Antiga, do curso de Sociobotecologia. Mantenho sua amizade com carinho e cuidado. 

Ele gosta de me apresentar da seguinte forma: 

- Este é o Thiago, o primeiro comunista cristão que eu conheço...

Bom, antes de qualquer coisa, sim, eu já flertei com o comunismo - afinal é impossível discordar de Marx, certo? - e, sim, sou cristão.  Politicamente, entretanto, cada vez mais enjoado com o Estado brasileiro, que só sabe criar leis para punir, reprimir e tirar o nosso parco dinheirinho, estou voltando a ser anarquista.


Sobre o "ser cristão" - no que não sou exatamente um grande exemplo, se formos tomar como parâmetro de classificação algumas das minhas atitudes - já escrevi algumas postagens sobre o tema e acho que não é necessário retormar o assunto agora.

Desta forma, uma melhor definição ao me apresentar seria: 

- Este é o Thiago. Ele é cristão. E anarquista...

E, já que estou me rotulando como "anarquista", algumas palavras a respeito seriam interessantes. 

A maioria das pessoas enxerga o anarquismo como uma versão política do "faça o que quiseres, pois há de ser tudo da lei", do inglês Aleister Crowley, e do nosso saudoso Raul Seixas. 

Não é...

Outra possível visão sobre o anarquismo diz respeito à questão da proposta narquista de eliminiação do Estado. Segundo algumas pessoas, o anarquismo se caracterizaria por "confusão" ou "caos". 


Na verdade, a porposta defende o fim de uma ordem imposta ao indivíduo - por meio do Estado, o gerente das classes capitalistas, como diria Lênin - por uma ordem voluntária, aceita. 

Infelizmente, o anarquismo, enquanto movimento político, falhou. A proposta ainda está aí, mas existe muito pouca organização prática, e menos ainda trabalho político de massas.

Ao que parece, os anarquistas espalhados por aí estão mais interessados em debater o tema na internet ou outros fóruns, que pecam por um excesso de intelectualidade.

O Anarquismo precisa ganhar as ruas, senhoras e senhores.

Paz e Bem!

Um comentário:

  1. SOU SEGUIDORA FIEL DAS IDÉIAS DE LÊNIN...MAS...ADIMITO QUE GERALMENTE MINHAS AÇÕES NÃO PASSAM DA TEORIA...É FÁCIL FALAR...DIFÍCIL É POR EM PRÁTICA...TODOS NÓS TEMOS O HÁBITO INSENSATO DE SAIR POR AI VOMITANDO PALAVRAS...AS VEZES DE AUTORIA PRÓPRIA...AS VEZES DE BOCAS ALHEIAS...É UM PENA...QUE TUDO NO FUNDO NÃO PASSE APENAS DE UMA FANTASIA.... MESMO ASSIM...PODE CONTINUAR ESCREVENDO.. ME FAZ PENSAR...O QUE TALVEZ SEJA MUITO... CIDI.

    ResponderExcluir