Uma palavrinha sobre os consórcios partidários: na eleição majoritária deste ano, a presidencial, temos dois grandes consórcios de partidos políticos, afinados com as principais candidaturas.
De um lado, apoiando a candidatura de Dilma Roussef, temos o PT, o PMDB, o PSB e o PCdoB, todos estes partidos com representantes eleitos em vários níveis da administração pública. Neste bolo de salada mista, temos vários partidos formados por aproveitadores e carreiristas, que apóiam o PT pois acham que sua candidata tem mais chances.
Do outro lado, ao redor da cadidatura de José Serra, temos o consórcio demo-tucano, formado pelo PSDB, os DEMos, e o PPS, que de popular e socialista só tem o nome. Este consórcio conta ainda com o apoio nem sempre discreto do PTB do ex-deputado Roberto Jefferson.
Em terceiro lugar, em um distante terceiro lugar, aparece o PV da candidata Marina Silva, que corre sozinho. Após a derrota de sua candidata no primeiro turno, os verdes provavelmente se aliarão ao consórcio demo-tucano, como fazem historicamente.
Aos poucos, o nosso futuro bipartidarismo vai tomando forma.
Paz e Bem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário