domingo, 11 de julho de 2010

O EFEITO BORBOLETA

Se você pudesse retornar ao seu passado - talvez, voltar há um dia específico, anos atrás - tendo consciência de tudo o que você viveu, você teria a coragem de mudar tudo?

Esta é a tese central do filme O Efeito Borboleta (The Butterfly Effect), que acabo de assistir.


No filme, um estudante de psicologia, Evan, descobre como voltar no tempo, mas apenas aos fatos que ele presenciou. E tenta mudar o que aconteceu.

O título do filme se baseia na Teoria do Caos, que afirma que o bater de asas de uma borboleta na pré-história, pode ser a causa de um tufão no futuro. A teoria retoma conceitos como o do karma budista, que afirma que toda ação, por menos que seja, possui uma reação. 

O principal problema enfrentado pelo rapaz é o de que, ao mudar um evento no passado - impedir uma explosão ou um acidente, por exemplo - é impossível prever as consequências futuras, uma vez que todos os eventos de nossa vida estão interligados.
Ou seja, ao mudar uma minúscula partícula do passado, criaríamos um futuro totalmente novo, com novos eventos e novas consequências.

O filme é sencacional. Recomendo totalmente.

Agora, e você, leitor? Voltaria ao passado? E, mais importante de tudo, mudaria alguma coisa? Na verdade, essa é a pergunta essencial, não? 

"Se eu pudesse, viveria a minha vida de outro jeito? Mudaria as coisas? Tentaria fazer as coisas direito?"

 Ou ainda: "O que eu mudaria na minha vida, se eu pudesse?"

Se eu pudesse, eu gostaria de acordar em algum lugar, entre o Natal e o Ano Novo de anos atrás. Eu provavelmente abriria meu olhos dentro de uma barraca de lona, em Barra do Una, próximo a Peruíbe, no litoral sul. 

Ou antes, eu abriria meus olhos na estrada para Barra do Una, a pior estrada em que eu já andei na vida. 

Eu pararia o carro, um gol preto, e agradeceria a oportunidade de reescrever a minha vida. E faria uma ou duas coisas diferentes, então.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário