sexta-feira, 30 de outubro de 2009

MESTRADO

A minha proposta inicial para o Mestrado em Ciências da Religião era trabalhar a tensão entre a Teologia da Prosperidade e a Teologia da Graça.

Infelizmente, o tema é amplo demais.

Por um lado, existem diversos trabalhos acadêmicos sobre o tema da Teologia da Prosperidade. Em geral, essas pesquisas tratam de igrejas específicas. A campeã de audiência é a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), graças às polêmicas envolvendo o "bispo" Edir Macedo.

Por outro lado, "Teologia da Graça" é um termo que ainda deve ser definido cientificamente, e acredito que isso também só possa ser feito a partir da análise do comportamento de comunidades religiosas específicas.

Desta forma, prefiro concentrar a pesquisa na análise de uma prática religiosa, em contraponto à Teologia da Prosperidade, como uma alternativa à ela, infelizmente hoje tão em voga nas igrejas evangélicas brasileiras.

Assim, a questão que se coloca como problema científico é: existe uma nova prática religiosa evangélica? E, em que medida, essa prática se coloca como uma alternativa válida para a Terologia da Prosperidade?

Se adotada essa linha de pesquisa, trata-se de um estudo sobre movimentos religiosos, essencialmente voltado para a prática cotidiana e, também, para a organização de uma comunidade (será necessário um estudo sobre liturgia, entre outros temas).

Em termos práticos, o objeto de estudo privilegiado seria a comunidade da qual faço parte, o Caminho da Graça.

Veremos...

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário