domingo, 19 de dezembro de 2010

SE O TEMPO NÃO É LINEAR...

Desde pequenininho, eu gosto de histórias sobre viagem no tempo. 

Ao longo dos anos, li e assisti a um monte de histórias sobre pessoas que viajam para o futuro ou para o passado, com as mais incríveis consequências possíveis.

No cinema, por exemplo, o tema foi abordado de diversas maneiras. 

Existem as histórias engraçadas sobre viagem no tempo, como a da série De Volta para o Futuro (Back to the Future), enorme sucesso nos anos 80, na qual um adolescente George McFly, ajudado pelo cientista Emmet Brown, viaja para várias períodos da História (a década de 1950, o futuro e o Velho Oeste) em Delorean transformado em uma máquina do tempo, que funciona com um capacitor de fluxo movido à urânio. 

 De Volta para o Futuro

Em O Planeta dos Macacos (The Planet of the Apes), dos anos 60, o tema é abordado de outra forma. Um grupo de astronautas americanos à bordo de uma espaçonave que viaja à velocidade da luz acordam de seu estado de animação suspensa milhares de anos no futuro. 

 O Planeta dos Macacos

E, depois de um pane na nave, eles pousam em um planeta dominado por macacos (orangotangos, gorilas e chimpanzés, principalmente), onde os humanos, reduzidos ao estado de selvageria, são usados pelos símios como escravos e cobaias em experimentos científicos. 
E, como todos sabemos, este planeta é a Terra, milhares de anos depois de um holocausto nuclear.

Em O Efeito Borboleta, (The Butterfly Effect), lançado em 2004, um homem descobre que pode viajar no tempo na medida em que lê seus diários antigos. 

Na verdade, apenas sua mente viaja no tempo, uma vez que ele só pode voltar para momentos em que já viveu anteriormente. E, sabendo o que o futuro reserva, ele procura fazer pequenas mudanças, corrigir o rumo das coisas. 

 Mude uma coisa, mude todas as coisas: O Efeito Borboleta

Infelizmente, segundo a teoria do Efeito Borboleta, que é um conceito científico baseado na atual concepção de que o tempo não é linear, mas simultâneo, todos os eventos no tempo - no passado, presente e futuro - estão interligados e, qualquer pequena mudança altera todo o conjunto, com resultados imprevisíveis.

O que torna qualquer leve alteração em um fato do passado altamente perigosa para o presente, como o conhecemos.

O mais novo exemplo de exploração sobre o tema da viagem no tempo pelo cinema é a comédia  A ressaca (The hot thub time machine), lançado este ano, no qual um grupo de quatro amigos, entediados com a vida, viajam para um hotel nas montanhas, onde três deles estiveram quando adolescentes e, depois de uma noite de bebedeira em uma jaccuzzi, acordam em 1986. 

 Os quatro viajantes do tempo de A Ressaca

Depois de finalmente entenderem porque as pessoas estão usando polainas, camisas da série de TV Miami Vice (lembra-se?) e o seriado Alf, o E.Teimoso ainda está no ar, os amigos decidem amndar as borboletas às favas, e alteram o passado completamente. 

Pessoalmente, eu acho que qualquer pessoa normal, se pudesse, gostaria de mudar o passado em algum ponto e, talvez, alterar tudo, com as melhores intenções possíveis.

Eu tenho alguns desses momentos na minha lista. 

Paz e Bem!

2 comentários:

  1. Efeito Borboleta é de 2004, não da década de 90! :)

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Falha minha!
    Valeu pelo toque. Já corrigi o texto!

    ResponderExcluir