domingo, 26 de dezembro de 2010

FINALMENTE, UM BALANÇO

Sinto essa vontade imensa de fechar o ano com algum tipo de texto que ofereça para mim mesmo  uma espécie de balanço de 2010. 

Pois escrevo este blog para mim mesmo, aos poucos me livrando de qualquer imagem de um leitor, ou leitora, para quem essas palavras possam estar sendo escritas.

É bem verdade que nem sempre consigo fazer isso, mas estou tentando.


Em junho de 2009, mais ou menos, levei uma trombada da vida. Após uma crise pessoal, resolvi rever algumas das minhas ideias e, com isso, decidi abandonar alguns hábitos. 

E não, não vou dar detalhes. Quem me conhece, sabe muito bem do que estou falando. 

O processo de mudança foi difícil - na verdade, ainda é difícil - mas estou indo razoavelmente bem, graças a Deus.

No final de 2009, resolvi voltar a estudar. E comecei um curso de mestrado no início deste ano. 

Ao mesmo tempo, ou seja, no início de 2010, resolvi trabalhar de verdade, na função que exerço há alguns anos: professor de inglês para alunos que não gostam, mas precisam aprender o idioma.

Estou fechando este ano com um trabalho fixo em uma escola e com um bom número de alunos particulares, principalmente em empresas. 

Em fevereiro, sofri um acidente de carro razoavelmente grave, que me custou o carro e algumas semanas sem poder me mexer muito, devido aos ferimentos e escoriações. 

Infelizmente, o ônibus me acertou do lado errado...

Abraçei a ideia de escrever este blog, e tenho feito postagens com muita frequência. Também voltei a participar de alguns outros sites, como colaborador.

E, como isso não é feito de forma profissional, tenho o prazer de escrever sobre o que me der vontade. 

Investi nos meus amigos, que haviam se afastado - alguns mais, outros menos - anos atrás. Investi também em novas amizades e estou fazendo o melhor possível. 

Em 16 de maio passado, adotei um cachorrinho, o Bóris, um shitsu de 11 anos de idade. Estamos nos dando muito bem. Nunca vi um cão tão carinhoso, tão amoroso.

E, se eu quisesse fazer um balanço realmente honesto, este seria o momento em que eu desfiaria o rosário sobre os meus fracassos acumulados em 2010.

Já que nem tudo são flores... 

Infelizmente, estou com muito pouca vontade de ser totalmente honesto. Pelo menos, no que escrevo aqui, neste balanço. 

Sim, houveram fracassos este ano, e eles se concentram principalmente na área que os especialistas denominam de relacionamentos interpessoais.

Minha relação com minha família - com meu pai, principalmente - é lamentável. 

Tentei mudar isso há algum tempo, mas falhei miseravelmente. Hoje, dou pouca atenção ao caso, e só o menciono aqui - desse jeito, de relance - porque estou fazendo uma postagem de balanço. 

Desisti já faz algum tempo. 

Infelizmente, aprendi que qualquer mudança na qualidade de nossos relacionamentos depende de dois fatores: primeiro, precisamos querer mudá-los. E, segundo, precisamos de uma abertura por parte da pessoa com quem queremos melhorar as relações. 

E eu não posso fazer a cabeça de ninguém. 

Desta forma, já que não quero mais ser um poço de ansiedades e neuroses - quando essas ansiedades não são resolvidas a contento -  eu me satisfaço em fazer o meu melhor possível. 

E fazer o meu melhor - quando posso diser isso honestamente, é claro - deve ser o suficiente, pelo menos, para mim. 

Este é o meu balanço, ainda que incompleto. Relendo o texto antes de publicá-lo no blog, percebo que, como sempre, usei subterfúgios, elipses e máscaras. 
 
Mas este texto é para mim. E eu sei do que estou falando.

Agora, para encerrar, me dirijo a você, leitor ou leitora, eventual ou cotidiano, deste blog: espero sinceramente que o seu balanço de 2010 possa ser melhor do que o meu. 

Seja você quem for, torço para que o seu 2011 possa ser melhor do que todos os anos que você já viveu.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário