terça-feira, 14 de setembro de 2010

CASSANDRA

Na mitologia grega, Cassandra é um dos personagens trágicos de que mais gosto. Ela é uma moça, capaz de prever o futuro. Infelizmente, ninguém crê nas suas previsões, e as desgraças acabam acontecendo do mesmo jeito. 
Há menos de 20 dias para as eleições, e com boa parte delas já resolvida, me dá vontade de escrever um pouco sobre política de novo.

Mas, como não estou com vontade de escrever muito, bastam apenas algumas idéias.

1. Dilma Roussef, do PT, será eleita presidente da República já no primeiro turno

Por um lado, isso consolida o novo papel do Partido dos Trabalhadores como principal gestor do nosso capitalismo tupiniquim, escolhido entre o empresariado e o pessoal que tem o voto majoritário. 

Além disso, o PT se firma também entre os eleitores de mais baixa renda, que foram ganhos nos últimos oito anos por meio da criação e/ou ampliação de programas sociais. 

2. A oposição de direita (PSDB/DEM) vai ter de rever suas propostas

Depois das eleições, o PSDB vai surgir como um partido muito enfraquecido, principalmente após uma humilhante derrota de seu candidato à Presidência. 

Diga-se o que quiser: José Serra, um político profissional, vai ser derrotado por uma candidata que era praticamente desconhecida do País há menos de um ano.

A oposição vai culpar o Lula pela sua derrota, é claro. Mas seria bom que a porrada servisse para uma auto-análise. Durante a campanha eleitoral, Serra foi um candidato sem propostas, incapaz de se posicionar claramente sobre se era da oposição ou se era da Turma do Lula. 

Quanto aos Demos, corre em Brasília e nos jornais que o partido deixará de existir após as eleições. A probabilidade é de que seus quadros se filiem ao PSDB.

Em breve, mais futurismos...

Paz e Bem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário