quinta-feira, 10 de setembro de 2009

NA CIDADE MARAVILHOSA - PANORÂMICA

O Rio de Janeiro é realmente uma das cidades mais lindas do mundo. Tive a sorte de ganhar uma viagem para lá nos últimos dias, a convite da Organização Não-Governamental (ONG) Visão Mundial. 
Nesta viagem, acompanhei um grupo de sul-africanos que esteve no Brasil - na verdade, agora, no momento em que escrevo, eles estão em São Paulo - para conhecer os projetos de intervenção urbana da organização. Eles também são funcionários da Visão Mundial. 
A minha função na viagem era servir de intérprete ao grupo, uma vez que eles não falam uma palavra de português.
A África do Sul é um país que está atravessando um grande processo de urbanização, ou seja, sua estrutura está deixando de ser rural para se tornar urbana - atualmente, 60% da população do país vive em cidades. E esse processo vem se incrementando principalmente depois do fim do sistema de Apartheid (separação total entre a população branca e a população negra, sendo que todo o poder político era exercido pelos brancos), em 1994.
Com esse processo de urbanização, a Visão Mundial na África do Sul precisa adquirir know-how para a realização de projetos em áreas urbanas, uma vez que sua experiência de trabalho é basicamente em relação à população que vivem na zona rural.
Assim, uma vez que a estrutura economica do Brasil e a da África do Sul são semelhantes - marcadas por pobreza e brutal concentração de riqueza - o grupo acredita que o nosso país - e a intervenção da Visão Mundial aqui - podem dar dicas de como reorganizar o trabalho em seu país.
Durante a permanência no Rio de Janeiro, conhecemos o trabalho de outras ONGs, assim como o da própria Visão Mundial lá. 
Voltaremos a isso em outras postagens.
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário