sexta-feira, 11 de setembro de 2009

NA CIDADE MARAVILHOSA III - VISÃO MUNDIAL

A ONG Visão Mundial atua no Rio de Janeiro em 11 comunidades diferentes. Em termos gerais, a proposta da organização é promover a transformação e o desenvolvimento das comunidades locais, por meio da implementação de projetos variados, que atuem em áreas como Educação, Saúde e Cultura. Como se trata de uma organização cristã, a Visão Mundial também atua em um outro setor: o compromisso cristão.
Por desenvolvimento da comunidade, entende-se a superação da situação de pobreza a que estão sujeitas essas pessoas.
Por transformação, entende-se a criação de uma nova mentalidade, superando a antiga visão assistencialista dos serviços prestados pelas ONGs.
Na viagem, conheci o trabalho em Lins de Vasconcelos. Lá, a Visão Mundial, em conjunto com um grupo de ONGS, pastorais católicas e outros grupos, atendem um total de 3.100 crianças em situação de risco.
Segundo as pessoas com quem conversei, existe uma grande dificuldade na superação da antiga visão do trabalho das ONGs que, antes, era basicamente de cunho assistencialista, ou seja, atendia-se uma necessidade da população, seja por alimentos ou remédios, por exemplo. 
Hoje, para muitas pessoas atendidas por ONGs, essa ainda é a visão geral.
Nos últimos anos, tem havido um movimento em sentido contrário: as ONGs, até mesmo por uma questão logística, passaram a tentar apoiar iniciativas locais que promovessem o desenvolvimento da comunidade, tanto nas esferas econômica como social.
Ou seja, o atendimento assistencial ainda é feito, mas em casos de emergência. O foco agora é ajudar essas pessoas a, eventualmente, tornarem-se independentes de ONGs ou de políticos. 
Esse tem sido um trabalho difícil, principalmente no que diz respeito a garantir a continuidade da participação dessas pessoas nos projetos, uma vez que elas não percebem retornos imediatos ao seu engajamento.
Paz e Bem!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário