sexta-feira, 4 de março de 2011

O INIMIGO NO ESPELHO

Aparentemente, a grande dificuldade, o maior problema é ter de tratar consigo mesmo todos os dias, o dia todo.

Alcóolatras e viciados em drogas sabem de como isso é difícil, apesar de eu acreditar honestamente que a maioria das pessoas enfrenta o mesmo problema cotidianamente. 

Por isso, inventamos tantas distrações, tantos afazeres e tantos compromissos.

Contas a pagar, filmes e peças a assistir, livros e revistas a ler, festas, churrascos e "baladas" aos quais temos de comparecer. Viagens que temos de fazer...

Passamos horas todos os dias de frente ao computador - como o que estou fazendo agora - seja lendo, escrevendo ou conversando no MSN, Facebook ou Orkut, porque a perspectiva de ficarmos a sós com nós mesmos nos parece aterradora demais.

Terrível demais. 

A solidão não é o mal do século. O ter de conviver comigo mesmo, esse sim, é meu mais mortal inimigo.

Nessas horas, a Bíblia e muito da tradição monástica - cristã, entre outras - recomenda o recolhimento e o silêncio, ou seja, o exercício de abraçar a nossa própria solidão e enfrentá-la.


Paz e Bem!

Um comentário:

  1. SIM.VC ESTÁ CERTO.É DIFÍCIL OLHAR PRA DENTRO DE NOS MESMOS.ENCARAR O ESPELHO DA ALMA.ESTE SIM É CRUEL E REVELADOR....MAS VÊS...UM ESPELHO É LISO:ESTÁ PROVADO QUE TE ENGANAS...NENHUMA SUPERFÍCIE TÃO PERENE PODE DIZER O QUE VC É PROFUNDAMENTE ...DE FATO...NÃO CONFIE TANTO NA ÓTICA HUMANA...PROCURE OLHAR SEM O AUXILIO DOS OLHOS....AI SIM...TUDO SERÁ DIFERENTE... P.S:ADORO O QUE VEJO REALMENTE EM VC. CIDI.

    ResponderExcluir