quarta-feira, 16 de março de 2011

EU: EGO, CORPO & ESPÍRITO

As antigas tradições espirituais, e algumas delas sobrevivem até os dias de hoje, e continuarão a existir muito tempo depois de palavras como "tecnologia" e "internet" terem se tornado incompreensíveis,  afirmam que o ser humano é composto de três elementos: corpo, alma e espírito. 

O corpo é a criatura material, feita do pó da Terra, formado por ossos, sangue, músculos e carne. E ele deixará de existir um dia, pouco importando os avanços científicos. 
Não somos feitos para durar.

A alma é a combinação de nosso intelecto e de nossos sentimentos, nossas paixões e nossos vícios. E ela também deixará de existir após a morte.


 Se quisermos usar um vocabulário diferente para esta definição, podemos dizer que a alma corresponde ao nosso pequeno e egoísta "Ego".

Já o Espírito, este, sim, permanecerá. Só o Espírito, a face de Deus em nós, continuará a existir depois que tudo mais já tiver perdido sua função, e tiver desaparecido na escuridão. 

Eu não sou meu corpo; eu não sou meu Ego. Mas, infelizmente, eu também não sou o meu Espírito, ainda. 

Segundo grandes mestres espirituais -  pertencentes às mais variadas tradições possíveis, variadade essa fruto do nosso esforço desesperado de nos religarmos a Deus - cabe ao ser humano, seja ele macho ou fêmea, aniquilar o Ego, na esperança de que o Espírito possa surgir.
Sim, o Ego, nossas vontades, nossos desejos, nossas poucas ideias sobre tudo, precisam ser aniquiladas. 

"Aquele que, por amor a Mim, perder a sua vida, salvá-la-á", afirmou o Cristo (Evangelho segundo Mateus, 16:25).

Trata-se de uma escolha, de uma opção, mesmo que nos oferecer escolhas e possibilidades não seja uma das melhores ideias possíveis. 


E toda a escolha nessa arena deve ser baseada na fé, ou seja, na absoluta certeza de realidades que ainda não podemos ver ou entender. E a fé, se cultivada, cresce, como demonstrado alegoricamente por Jesus na Parábola do Grão de Mostarda (Evangelho segundo Mateus, capítulo 13, versículos 31 e 32):

"Jesus propôs-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. É a mais pequena de todas as sementes; mas, depois de crescer, torna-se a maior planta do horto e transforma-se numa árvore, a ponto de virem as aves do céu abrigar-se nos seus ramos".
 
Ao longo da História humana, as diferentes tradições religiosas criaram sistemas por meio dos quais é possível ao homem progressivamente desligar-se do Ego e partir em busca do Espírito, este comprendido como a verdade última. 

Meditação, contemplação, jejum, oração e serviço aos pobres são alguns dos exemplos de exercícios espirituais propostos para alcançar esse objetivo.
 
Mais, em breve.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário