domingo, 13 de março de 2011

E, À NOITE, NO CAMINHO

Este noite, a reunião no Caminho da Graça - pequena comunidade cristã da qual faço parte há mais de dois anos, por mais incrível que isso possa parecer - foi especial. Hoje, o nosso amigo Carlos, coordenador do grupo, voltou das férias - merecidas e muito aguardadas. 

Assim, a reunião teve um gostinho de reencontro.

E o Brega voltou empolgado, descansado e feliz.

No Caminho da Graça, como diz o Brega, tentamos reler os Evangelhos, na tentativa deaplicar os ensinamentos do texto sagrado no "chão da vida".

Ou seja, no aqui. E no agora. Não em alguma "dimensão espiritual" que não tenha nada a ver com a vida que tem de ser vivida.

O tema da pregação foi o capítulo 12, versículo 37, do Evangelho de Lucas. Eis o texto, segundo o Portal da Bíblia

"Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá".

Em sua exposição sobre o texto, Carlos concentrou-se na ideia do "servo vigilante".

Pois bem... E o que significa ser "vigilante"?

Segundo Carlos, em sua exposição, um dos sinônimos para "vigilante" seria o adjetivo "prudente".

A pessoa "prudente" é aquela que consegue controlar os seus impulsos - aquelas coisas que se movem no coração - de forma a não ter de tomar nenhuma decisão precipitada. 

Aqui, "precipitada" é um sinônimo para "desastrosa".

Muito bem! E o que nos leva a ser precipitados? Bom, eu só posso falar de mim mesmo, não posso falar sobre os outros...

Logo, o que me torna precipitado são as paixões do meu coração. Coisas que quero fazer, ter e possuir , e que me fazem mal.

Não, sem detalhes.

Mas eu sei do meu coração e sei dos meus desejos.



Nas Bem-Aventuranças (Evangelho de Mateus, capítulo 5, versículos  3 a 10), Jesus nos oferece um programa de vida - na verdade, muito mais do que isso, ele nos oferece a imagem de uma pessoa que lhe é agradável...


Ainda melhor, uma pessoa feliz...

O texto, segundo a excelente tradução da Sociedade Bíblica do Brasil, afirma:
Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas.
Felizes as pessoas que choram, pois Deus as consolará.
Felizes as pessoas humildes, pois receberão o que Deus tem prometido.
Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus, pois ELE as deixará completamente satisfeitas.
Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros, pois Deus terá misericórdia delas.
Felizes as pessoas que têm o coração puro, pois elas verão a Deus.
Felizes as pessoas que trabalham pela paz, pois Deus as tratará como seus filhos.
Felizes as pessoas que sofrem perseguições por fazerem a vontade de Deus, pois o Reino do Céu é delas.
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, as bem-aventuranças nos ensinam o fim último ao qual Deus nos chama: o Reino de Deus, a visão de Deus, a participação na natureza divina, a vida eterna, a filiação divina, o repouso em Deus.

Tento orientar minha vida segundo esses ensinamentos de Jesus, entre outros. Em alguns dias, eu consigo. Quando eu consigo, eu derrapo, sendo orgulhoso.

Quando eu não consigo, me lembro de qu, sozinho, não posso conseguir nada.

E então, sou forte.

Paz e Bem!

Um comentário:

  1. hj a mensagem foi em Tg na Batista do meier...
    falou extamente de modelos q n precisamos pois somos o povo do caminho, se Deus quiser faremos isso ou aquilo, q tem coisa q nem precisamos na vida e ficamos enrolados nos "encastelados" e n seguimos o IDE.
    bjO.

    ResponderExcluir