sábado, 12 de junho de 2010

ZONA 13 & TRANSMETROPOLITAN

Uma leitora - ou leitor, apesar dessa possibilidade ser cada vez mais remota hoje -  deste blog, que, infelizmente, insiste em seu anonimato, fez um baita elogio: segundo essa pessoa, o que escrevi sobre a HQ Transmetropolitan trouxe à sua memória um conto que escrevi anos atrás, intitulado Zona 13.

Depois de ler o comentário, eu pensei um pouco. Não consegui encontrar semelhanças... Mas, depois, ao parar de tentar adivinhar quem seria essa pessoa, eu pensei um pouco melhor e, realmente encontrei alguns pontos em comum.
Vamos a eles, então...

Tanto a personagem do meu conto, um traficante de armas do século XXIV, como o jornalista de Transmetropolitan decidiram se isolar do mundo. O jornalista foi morar na montanha. O meu amigo, se isolou em uma câmara de animação suspensa. 

Ambos são forçados a voltar. Jerusálem, por um contrato. O meu, porque está morrendo.

Para ambos, o mundo parece sujo, agressivo e absurdamente violento. No conto que escrevi, no futuro, não existem mais países, mas zonas comerciais controlados por grandes conglomerados empresariais.

Não somos cidadãos; somos consumidores.
Existem outros traços paralelos que podem ser estabelecidos entre os dois trabalhos, mas vou ficar por aqui, por enquanto. 

Agradeço a comparação. Seja você quem for, de todo o coração.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário