domingo, 8 de novembro de 2009

NA NIGÉRIA

Em postagens anteriores, me referi ao projeto do Caminho da Graça de ir à Nigéria.

A proposta é montar um serviço permanente lá, a partir de janeiro, no qual o Caminho atenderá as crianças que são vítimas de violência, uma vez que são acusadas de bruxaria.

Essa questão - a de identificação de pessoas como bruxos - faz parte de uma postura milenar na África. A bruxaria serve como uma espécie de elo explicativo de causa e efeito. Explico: suponha que uma pessoa construa uma casa, e essa edificação entre em colapso. A explicação para isso não é a provável má construção da casa, mas, sim, a bruxaria.

Nesse caso, basta então encontrar os "culpados".


A novidade é que, agora, isso está sendo feito por igrejas evangélicas e o alvo principal são crianças. Outra novidade é que as igrejas estão cobrando dinheiro para realizarem exorcismos nas crianças, afim de expulsarem os espíritos dos bruxos, que habitam os corpos das crianças.

Dessa forma, temos um fato cultural milenar, a bruxaria, modificado pelas igrejas - as crianças não são bruxas, mas sim recipientes que abrigam espíritos malévolos, o que possibilita a noção de exorcismo - de forma a conseguir dinheiro das pessoas.

O problema é que, quando as pessoas não possuem dinheiro para pagar os exorcismos, as crianças são torturadas e mortas, ou simplesmente abandonadas.

Alguns amigos vão à Nigéria para tentar impedir isso.

De minha parte, como não sou missionário, e nem posso ir à Nigéria, ajudo como posso, traduzindo e revisando textos em inglês para ajudar a abastecer a campanha e também para ajudar a preparar o material que será levado para as crianças nigerianas.

Paz e Bem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário