quinta-feira, 5 de novembro de 2009

MAIS UMA VEZ, SOBRE FRANCISCO

Mais uma vez, volto a escrever sobre Francisco de Assis.

A primeira postagem dedicada a ele foi insossa, sem dizer nada de importante. Um breve resumo histórico, bem meia-boca, e uma declaração inofensiva ao final.

O que me atrai em São Francisco?

Em primeiro lugar, o que me atrai em Francisco é sua opção pelo pobre. Não uma opção política, distante, como a minha, pessoalmente, mas a adoção de um compromisso real.

É a opção pelo pobre, pelo necessitado, pelo doente, pelo marginalizado traduzida em cuidado e carinho a, até mesmo, amizade.

Outra coisa que me atrai em Francisco é a opção pela pobreza.

Sei que, para mim, é impossível me desfazer de certas coisas. Sim, estou falando de posses materiais. Mas não é só isso.

Em Francisco, a opção pela pobreza pode ser entendida como uma completa submissão à Graça, ou seja, à bondade de Deus, que é gratuita e não conquistada por nós.

Pode parecer fácil, mas não é, senhoras e senhores. Porque sou impaciente e ansioso, e quero tudo para ontem.Ou ainda antes, se possível.

Por ora, é só.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário