sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

UM CERTO CAPITÃO RODRIGO

Estou assistindo a "O Tempo e o Vento", aquela minissérie da Rede Globo, da década de 1980, baseada no romance de Érico Veríssimo.

Sim, estou assistindo. Como se trata de uma minissérie, a Rede Globo resolveu condensar a obra em dois DVDs, com um total de sete horas e meia de duração.

O romance "O Tempo e o Vento" narra a trajetória da família Terra, depois, Terra Cambará, no Rio Grande do Sul, desde o final do século XVIII até a consolidação da República brasileira, em 1895.

Depois de assitir boa parte da adaptação, resolvi que vou ler o livro. Essas coisas funcionam assim comigo. Preciso saber mais. Preciso ver mais. Sempre.

A outra conclusão a que cheguei é que não quero mais ser como o Capitão Rodrigo Cambará. 

Quando eu era criança, e assisti a minissérie pela primeira vez, me lembro de ter adorado a figura do Capitão Rodrigo, interpretado por um jovem Tarcísio Meira. 

Me lembro, inclusive do trauma que marcou a minha infância quando ele morreu! Sim, eu não conseguia acreditar. 

Hoje, sei que vidas violentas terminam de modo violento. Essas pessoas dificilmente morrem na cama, pois uma morte tranquila seria um contra-senso. Normalmente, essas pessoas, afeiçoadas à batalhas, simplesmente morrem, sem se importar tanto com as pessoas que sentirão a sua falta.

Mas está sendo bom rever o elenco da Globo antes do botox e das plásticas, quando ainda fazia alguma diferença se esforçar para ser um bom ator ou atriz.

E está sendo ótimo rever a minissérie e lembrar de certos momentos da infância, quando eu vi "O Tempo e o Vento" pela primeira vez!

Paz e Bem!

Um comentário:

  1. eu queria saber aonde eu posso baixar esse livro.Mande para o meu
    e-mail:mlpsilva92@hotmail.com

    ResponderExcluir