segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

DIANTE DA TRAGÉDIA

De repente, diante de tragédias como a que acometeu o povo do Haiti, somos forçados a rever algumas coisas. Pois, como disse ontem um pastor evangélico durante o culto em sua igreja, "se um desastre como o que ocorreu no Haiti, uma tragédia daquelas dimensões, não mudar você, mais nada vai conseguir fazer isso".

Com certeza, estas não foram suas palavras exatas, mas acho que consegui parafrasear a idéia por trás do discurso.

No meu caso, cada vez que penso sobre o que ocorreu no Haiti, eu me envergonho do quanto sou egoísta, pequeno e perverso.

Percebo a pequenez dos meus problemas, dos meus dilemas, diante da gigantesca necessidade pela qual passam as pessoas que estão no Haiti.

Para eles, hoje, falta quase tudo. Eles têm necessidade de quase tudo.

Eu, egoísta e miserável, quero ter tudo. E, se não tenho tudo, me sinto como se não tivesse nada.

Mas eu quero poder mudar; oro pedindo a Deus que me ajude a quebrar esse meu coração de pedra; que me ajude a mudar minha mente e espírito, para que não seja necessário eu me prostrar diante de uma tragédia gigantesca para perceber como sou pequeno nos meus desejos e nas minhas aspirações.

Diante da tragédia, sou forçado a me reavaliar. Repensar meus desejos, a forma como falo com Deus e a forma como meus pensamentos e vontades se organizam.

Gostaria de poder ajudar as vítimas do Haiti, mas não posso. Mas tenho como ajudar as vítimas daqui. Isso, eu posso. Isso, eu tenho a obrigação de fazer.

Tenho a obrigação de me tornar mais humano sempre que me deparar com a dor alheia, para ser capaz de chorar e ajudar, as únicas atitudes que um ser humano deve ter quando se depara com o seu próximo esmagado pela dor e pela tristeza.

Sem egoísmos, sem discursos vazios, sem julgamentos.

Diante da tragédia, eu queria que a minha única opção fosse me tornar gente e ajudar gente.

Paz e Bem.

2 comentários:

  1. Fico feliz que vc tenha essa visão Thiago...penso como vc, mas estou indignada com alguns pastores que estão dizendo por ai que o que aconteceu no Haiti é por que eles seguem o Vudu...com o perdão dá palavra, pois seu blog tem uma energia posistiva, eurocentrista filho da puta!Que ele e os EUA que estão aproveitando da situação para ocupar o Haiti que vão para o INFERNO. E tenho dito!

    ResponderExcluir
  2. Nos podemos sim ajudar o Haiti,vc pode as preces direcionadas com amor a eles é uma espécie de ajuda...das mais fortes energias que podemos ter. Não só do material podemos colaborar,temos uma visão de paz e vontade de que eles,recebam nossas vibrações. E cada um é dado segundo o semeou...Deus não daria a eles tão rude prova se assim não fosse necessário. Mas vc esta certo devemos em primeiro momento ajudar os que estão ao nosso alcance. bj Zilda

    ResponderExcluir