terça-feira, 8 de dezembro de 2009

SOBRE O ESPÍRITO DA PALAVRA

Abaixo, transcrevo um texto retirado do website do pastor Caio Fábio.

O endereço é http://www.caiofabio.com.

Trata-se de uma resposta a uma pergunta apresentada por um leitor. A transcrição inclui tanto a pergunta do leitor, como a resposta oferecida por Caio.

Boa leitura! Paz e Bem!

PERGUNTA: 


Você fala muito em Espírito da Palavra. O que quer dizer com isso? Não entendi quando você diz que "na misericórdia estão todos os lados de qualquer questão".

Por favor, não se aborreça comigo. É sede que eu sinto.

Um abraço,

___________________________________

RESPOSTA:

Meu amado amigo,


No amor há tudo. E na misericórdia há tudo o mais que nos falta em conhecimento.

Quando Jesus nos mandou sentar no “lugar do outro”, Ele estava resolvendo para sempre a questão da unilateralidade. O que quereis que os homens vos façam; fazei isto a eles!

Quem leva isto em consideração não tem que ser holístico, nem integral, nem enciclopédico. Tal pessoa já carrega em si mesma a semente do outro; ou melhor: das partes envolvidas nas questões da vida.

O que acaba com a nossa imparcialidade é sempre a nossa falta de amor e de misericórdia. E mais: as doutrinas, filosofias e psicologias pré-existentes em nós, são os principais inimigos dessa visão de todo; ou seja: da “visão holística”, como você propôs.

As pessoas mais belas e justas na visão que têm da vida, em geral, nem se preocupam com o equilíbrio do que dizem. Já há um equilíbrio estabelecido dentro delas pela Graça do Amor de Deus.

Conheço pessoas cultíssimas, mas que são extremamente parciais em tudo o que dizem, ainda que “soem” equilibradas; mas é só som!

No meio teológico o problema quase sempre nasce da teologia sistemática que o cara tem na cabeça; ou, então, vem da visão ideológica que ele abraçou.

O melhor caminho é se deixar formar no amor e na misericórdia. Quando isto acontece, você nunca terá uma resposta pronta, mas terá sempre a resposta boa.

O mais é andar Nele.

Sobre “o Espírito da Palavra”, refiro-me ao modo de Jesus. Havia a Escritura. E Jesus deu testemunho dela. Hoje, as Escrituras estão naquilo que chamamos de Bíblia. Bíblia vem de biblos, que é a reunião de livros; ou seja: uma biblio-teca. Na biblioteca as pessoas podem ou não encontrar a Palavra.

Essa foi a luta de Jesus com os religiosos de Seus dias. Eles eram homens da Bíblia Sagrada (a Torá), mas não andavam conforme o Espírito da Palavra.

Jesus, Paulo, João e outros nos disseram que toda a Escritura pode ser trazida para uma única síntese: Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo! Paulo disse que aquele que ama não transgride a lei.

Ora, nenhum de nós ama assim, sem nenhuma transgressão. Mas é nessa consciência que a gente vai aprendendo a separar as Tábuas de Pedra — ou mesmo de Papel —, da Tábua Viva, escrita não com tinta, mas com o dedo de Deus, em nossas consciências.

O testemunho de Jesus é o espírito da profecia. E o testemunho de Jesus não é pegar um microfone e um megafone e sair por aí gritando nas praças, na televisão ou no rádio.

O testemunho de Jesus é afirmação, em fé, de que Deus estava em Cristo; e que em Cristo há todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento.

Além disso, tal testemunho afirma nossa total disposição de aceitarmos o que Jesus fez e ensinou como Palavra da Vida.

Ora, quem olha a vida assim, faz como Jesus fez: Não fica esperando o sábado passar, a fim de tirar do buraco quem nele caiu. Não aceita que o dinheiro da religião tenha supremacia sobre o mandamento de honrar pai e mãe. Não se impressiona com as aparências, mas com a reta justiça.

Daí Ele poder dizer: Quem dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro que atire pedra.

E mais: andar nesse Espírito da Palavra sempre nos põe em rota de colisão com aqueles que só andam conforme a letra das Sagradas Escrituras. Jesus é a Palavra Encarnada, não a Palavra Encadernada! Quem quiser ser Bíblia, pode ser. Mas corre o risco de virar fariseu. Eu quero ser da Palavra, pois, de todo o meu coração, meu desejo é ser discípulo de Jesus.

E mais: Somente o Espírito Santo, por revelação, abre o nosso entendimento para a compreensão da Palavra. O seminário pode ajudar muito você a conhecer a Bíblia. Mas somente o Espírito ilumina os olhos do coração para que se discirna a Palavra.

E, tal discernimento só se mantém em nós se andarmos em Graça. Do contrário, a gente acaba caindo na Síndrome dos Gálatas: Começa-se no Espírito e acaba-se fazendo doutorado na carne!
Espero que tenha sido útil. Leia, aqui no site, o texto “A Doença do Véu”. Se não me engano, deve estar em Artigos.


Um beijão,

Caio

Nenhum comentário:

Postar um comentário