quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

RELIGIÃO É NAVALHA

Hoje, pela manhã, quase briguei com o meu barbeiro. Me contive à tempo, felizmente me lembrando de que não é muito sensato discutir, ou simplesmente deixar exataldo, com alguém que tem uma navalha na mão, junto ao seu pescoço!

Qual era o assunto da discussão?

Era um daqueles quatro temas que não se deve, nunca, jamais, em hipótese alguma, discutir: religião. Quais são os outros temas? Oras, futebol, política e orientação sexual.

É verdade: religião e navalha não combinam.

Quanto a mim, um pequeno informativo:

Em religião, eu sou cristão.

No futebol, eu prefiro que o Santos vença.

Em política, voto sempre na esquerda.

Quanto à orientação sexual, sou ortodoxo!

Meu barbeiro é crente evangélico e frequenta a Congregação Cristã no Brasil (se você é leitor, ou leitora, deste blog, sabe que faço parte de uma comunidade chamada Caminho da Graça).

A CCB é um dos grupos mais conservadores e ortodoxos na igreja evangélica brasileira. Lá, as mulheres usam coque ou cabelo comprido, saia e têm de usar véus durante os cultos.

Essa tradição vem dos ensinos do apóstolo Paulo sobre as mulheres, com base na antiga crença judaica sobre a inferioridade da mulher em relação ao homem.

No meu caso, sei o suficiente sobre homens e mulheres para entender que somos iguais, nem um melhor, e nem outro pior.

Infelizmente, a igreja evangélica ainda está manchada pelo pecado do preconceito, seja qual for a forma em que ele deseje se manifestar. E o resultado do preconceito é sempre o mesmo: segregação e, em última análise, violência.

O nosso problema está em compreender a Bíblia em seu sentido literal, sem nos atermos ao fato de que seus escritos foram produzidos por homens, e estes homens viviam em determinado tempo e lugar, sendo incapazes de se desvencilhar de sua história pessoal ao escrever.

Igualzinho a mim. E a você, também.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário