quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS

Hoje, assisti novamente ao filme Brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal sunshine of the spotless mind), uma das melhores histórias de amor jamais filmadas. 


E eu gosto de histórias de amor!

Apesar de não ser fácil, vou tentar resumir a história.

Um homem, Joel (Jim Carrey), que acaba de romper um relacionamento, descobre, meio que por acidente, que sua ex-namorada, Clementine (Kate Winslet), apagou todas as memórias que tinha dele por meio de um procedimento médico. 

Então, de pirraça, ele resolve apagá-la de suas lembranças também...

E, para isso, ele procura a mesma empresa que deletou as memórias de sua ex-namorada, apropriadamente batizada de Lacuna. O lema da empresa é: E não se esqueça! Com Lacuna, você pode esquecer!

Para apagar a nossa memória, os técnicos da Lacuna traçam um mapa do nosso cérebro, localizando o ponto exato das memórias que queremos esquecer. E, então, durante uma noite de sono, enquanto estamos dormindo, eles vão apagando as lembranças uma por uma. 

Durante o processo, Joel se arrepende e tenta impedir os técnicos de apagarem suas memórias
E, como ele não pode acordar e parar o procedimento, ele tem a idéia de esconder as memórias de Clementine em outras lembranças suas, onde os técnicos não podem encontrá-las. 

E, então, começa uma sessão de surrealismo absoluto, enquanto Joel e Clementine tentam se esconder em meio a memórias que vão se desintegrando. 

E você, leitor (ou leitora)? Você apagaria uma memória? Ou melhor, você apagaria a lembrança de alguém que passou por sua vida?

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário